Suco de uva: matéria-prima para produtos de qualidade e competitividade.

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Author(s): CAMARGO, U. A.

Summary: A viticultura brasileira desenvolveu-se com base em uvas americanas, principalmente da espécie Vitis labrusca. Algumas cultivares e híbridas desta espécie como 'Isabel', 'Concord' e Bordô adaptam-se particularmente bem às condições ambientais do sul do Brasil sendo, por isso, amplamente difundidas nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Embora estas uvas sejam utilizadas para consumo in natura e para a produção de vinhos, destilado, vinagre e outros derivados, elas são particularmente interessantes para a elaboração de suco. A referência de qualidade organoléptica do suco de uva está justamente nas características de aroma e sabor das uvas labruscas. A indústria brasileira de suco de uva cresceu a partir do final da década de 1970, com o início da produção de suco concentrado no Rio grande do Sul. O volume de produção ainda é pequeno, com uma média, no período de 2001 a 2004, de 76 milhões de litros/ano, o que eqüivale a um volume aproximado de 100mil ton./ano de uvas processadas para suco, representando cerca de 19,5% do volume total de uvas processadas no Estado. Cerca de 35,5% do suco de uva produzido é destinado à exportação na forma de suco concentrado e 64,5% é absorvido pelo mercado interno. O consumo brasileiro de suco de uva no período 2001 a 2004 oscilou entre 0,34 e 0,39 L per capita/ano, com uma média de 0,36 L. Há, portanto, um mercado potencial importante para o suco de uva no Brasil, além da possibilidade de maior participação no mercado externo, desde que o produto brasileiro seja mais competitivo. Neste trabalho são discutidos alguns pontos considerados importantes para o aumento da competitividade do suco de uva brasileiro, especialmente no que se refere às cultivares.

Publication year: 2005

Types of publication: Paper in annals and proceedings

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