Programa de melhoramento de Capsicum na Embrapa: principais atributos do pimentão sob a ótica de consumidores do Distrito Federal.
Programa de melhoramento de Capsicum na Embrapa: principais atributos do pimentão sob a ótica de consumidores do Distrito Federal.
Autoria: ONOYAMA, S. S.; REIFSCHNEIDER, F. J. B.; MOITA, A. W.; SOUZA, G. da S. e; VILELA, N. J.
Resumo: Conhecer as necessidades dos consumidores, sejam intermediários e ou finais aumentam as chances de sucesso no lançamento de um novo produto no mercado. Face a esse cenário, pesquisadores do programa de melhoramento de Capsicum (pimentão e pimentas) da Embrapa Hortaliças estão buscando orientar parte de seus esforços sob a ótica dos consumidores intermediários e final, dada a importância do agronegócio de pimentas e pimentões no Brasil. Neste sentido, iniciou-se um estudo de prospecção de demandas e este trabalho ilustra uma pesquisa com consumidores de pimentão com objetivo de conhecer suas principais características que são levadas em consideração no ato da compra. Para tanto, realizou-se um survey com 500 consumidores finais de pimentão in natura de cinco supermercados distintos de Brasília Utilizou-se o procedimento CATMOD do SAS para verificar a ordenação de importância dos atributos, os contrastes das médias bem como a influência do perfil do comprador na avaliação dos atributos envolvidos na compra. Em complemento, usou-se a análise de correspondência para a para a representação gráfica das relações multidimensionais das distâncias do grau de importância dos atributos do pimentão. Foram detectadas diferenças de percepção entre gênero, idade, grau de escolaridade, estado civil e localização do supermercado. Observou-se que grau de escolaridade explica melhor os segmentos de renda do que a localização do supermercado. Os consumidores enfatizam a textura e as características relacionadas ao aspecto visual quando vão comprar o pimentão, tendo similaridade com os dados obtidos na primeira pesquisa realizada em 2008.
Ano de publicação: 2009
Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings
Unidade: Embrapa Hortaliças
Palavras-chave: Brasil, Capsicum Annuum, Consumidor, Consumo, Pesquisa de Mercado, Pimentão
Observações
1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima.
2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.
Acesse outras publicações
Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.