Fundamentos econômicos da formação do preço internacional de açúcar e dos preços domésticos de açúcar e etanol.

Enter multiple e-mails separated by comma.

imagem

Author(s): CAMPOS, S. K.; BARROS, G. S. de C; BACCHI, M. R. P.

Summary: O objetivo deste estudo foi investigar os fatores que afetam o comportamento do etanol no mercado interno e os preços do açúcar nos mercados doméstico e internacional. Três ordens de fatores explicativos são considerados para o preço internacional: (a) índice geral de preços das commodities CRB Spot, (b) macro-fatores (taxa de câmbio, juros, liquidez) (c) fatores idiossincráticos relacionados ao mercado mundial de açúcar. Os fatores explicativos para os preços brasileiros de açúcar e etanol são: (a) preço internacional do açúcar, (b) macro fatores nacionais e internacionais (c) fatores idiossincráticos (clima, produtividade). O preço internacional é previsto principalmente pelo índice CRB e preços do petróleo. Relacionado ao mercado interno, o preço do açúcar foi previsto pelos preços internacionais e taxa de câmbio do real. Os erros de previsão permaneceram na faixa de 20%. No caso dos preços de etanol, os preços internacionais e domésticos do açúcar foram os principais preditores, embora os erros tenham atingido 40%. Como o etanol é commodity menos negociadas no exterior, seus preços são mais sensíveis a fatores idiossincráticos. No entanto, permanece a conclusão geral de que o comportamento dos preços do açúcar e etanol no mercado brasileiro é bastante coerente com o mercado global de commodities.

Publication year: 2011

Types of publication: Paper in annals and proceedings

Observation

Some of Embrapa's publications are published as ePub files. To read them, use or download one of the following free software options to your computer or mobile device. Android: Google Play Books; IOS: iBooks; Windows and Linux: Calibre.

 


Access other publications

Access the Agricultural Research Database (BDPA) to consult Embrapa's full library collection and records.
Visit Embrapa Bookstore to purchase books and other publications sold by Embrapa.