Plantas medicinais no campo educacional: saberes relacionados ao boldo-gambá.
Plantas medicinais no campo educacional: saberes relacionados ao boldo-gambá.
Resumo: Justificativa: Há a necessidade de um diagnóstico entre os futuros profissionais de saúde a respeito do entendimento sobre as plantas medicinais. Objetivo: Avaliar a percepção a respeito do uso de plantas medicinais por acadêmicos de enfermagem e sua prática enquanto futuros enfermeiros, com ênfase na planta medicinal Plectranthus neochilus, conhecida por boldo-gambá. Metodologia: Pesquisa qualitativa realizada com 23 alunos de 19 a 35 anos de idade, do quinto semestre da Faculdade de Enfermagem Universidade Federal de Pelotas/Brasil. Foram obtidas autorização da direção do curso e assinaturas do Consentimento. A coleta de dados ocorreu em julho de 2008 através da entrevista semiestruturada. Foi utilizada análise de Bardin. Resultados: Dos 23 participantes, 18 consumiam plantas medicinais devido a fácil acesso, origem natural, eficiência no tratamento e ser um hábito cultural. Nenhum deles conhecia a espécie boldo-gambá. Conclusões: Há distanciamento dos conhecimentos científicos relacionados às plantas medicinais e à formação profissional dos enfermeiros.
Ano de publicação: 2011
Tipo de publicação: Artigo de periódico
Unidade: Embrapa Clima Temperado
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