DEU NO POST: blogs como nova categoria de webjornalismo: um estudo de caso sobre o Blog do NOBLAT.

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Autoria: ESCOBAR, J. L.

Resumo: Busca-se investigar se o jornalismo de blogs constitui-se como nova categoria para o webjornalismo fazendo-se um estudo de caso sobre o Blog Noblat. Pretende-se descobrir o que o uso dos blogs pode acrescentar de novo à prática cotidiana do jornalismo. Faz-se uma análise textual qualitativa a partir de uma análise documental e de uma entrevista individual aberta e semi-estruturada com o jornalista. Analisa-se como Ricardo Noblat apropria-se profissionalmente do blog, uma nova tecnologia para produção de conteúdos on-line, observando como explora as potencialidades que esta oferece. A partir de uma observação sistematizada, selecionam-se dez aspectos do webjornalismo presentes no blog que são abordados segundo três perspectivas: a) blogs e a relação entre os meios noticiosos; b) blogs e a relação entre jornalismo/blogueiro e os leitores internautas; c) blogs e o 'ser jornalista' ou 'fazer jornalismo'. Como resultado tem-se que os blogs podem se constituir como uma nova categoria de webjornalismo genuinamente surgida a partir da internet: apresentam um novo modelo de organização do conteúdo rompendo com um padrão jornalístico predominante durante décadas nas diversas mídias noticiosas. Possibilitam uma nova relação entre jornalistas e leitores onde o diálogo é mais constante e as trocas entre os interagentes do processo comunicativo são facilitadas, ocorrendo de forma mais ágil. Podem tornar o jornalista mais humilde perante seu público e instigam-no a uma auto-reflexão mais constante devido à maior confrontação com opiniões dos leitores. Conclui-se que os blogs permitem que o jornalista atue com mais autonomia e liberdade frente aos chefes e empresas jornalísticas e que, ao mesmo tempo, assegurem seu status como mediador da realidade perante a sociedade, ainda desempenhando a função de intermediário no processo de apreensão do mundo factual.

Ano de publicação: 2007

Tipo de publicação: Teses

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