Construção social de mercados: planejamento e instalação de feira da agricultura familiar
Construção social de mercados: planejamento e instalação de feira da agricultura familiar
Foto: XAVIER, José Humberto Valadares
O acesso aos mercados é considerado um dos principais entraves ao desenvolvimento da agricultura familiar. A metodologia proposta busca sistematizar os passos necessários à construção do processo de instalação de uma feira com protagonismo de organizações de agricultores e parceria com instituições de apoio. As fases propostas são as seguintes: a) Reunião inicial para discussão da proposta com os interessados; b) Definição de pré-lista de interessados; c) Realização de pesquisa para conhecer o perfil dos potenciais consumidores; d) Restituição dos resultados da pesquisa; e) Elaboração de Regimento Interno; f) Reunir a documentação da organização de agricultores responsável pela gestão da feira (cartão do CNPJ, estatuto, ata de fundação, comprovante de localização, formulário de cadastro); g) Pagamento de taxas (localização, vistoria, fiscalização, expediente); h) Protocolo de pedido de alvará de funcionamento junto à prefeitura.
Esta solução tecnológica foi desenvolvida pela Embrapa em parceria com outra(s) instituição(ões).
Onde Encontrar:
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/130047/1/34718.pdf
http://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/130054/1/34720.pdf
http://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/128100/1/Construcao-social-de-mercados.pdf
Metodologia: Metodologia técnico-científica Ano de Lançamento: 2015
País: Brasil Região: Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste, Sul Bioma: Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pampa, Pantanal
Unidade Responsável: Embrapa Cerrados
Unidades Participantes: Embrapa Cerrados
Palavras-chave: Metodologia, Desenvolvimento sustentável, Agricultura familiar, Comercialização