Embrapa Cerrados
A construção social de mercados: a venda para Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em Unaí, MG e seus impactos na renda das famílias.
A construção social de mercados: a venda para Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em Unaí, MG e seus impactos na renda das famílias.
Autoria: MENDONÇA, A. P. B.; XAVIER, J. H. V.; SILVA, W. H. da; SOUZA, S. V.; ZICA, K. D. N.
Resumo: Este trabalho aborda a inserção da agricultura de base familiar nos mercados institucionais, mais especificamente no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em Unaí-MG. Essa inserção foi viabilizada por meio de uma organização formal, a Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Unaí e Noroeste de MG (Cooperagro). O objetivo do trabalho é analisar o impacto da venda para o PNAE na renda das famílias, como meio de contribuir para gerar uma referência que permita apoiar o desenvolvimento rural sustentável em escalas mais ampliadas. Foram analisados dados de receitas e despesas de estabelecimentos participantes do PNAE no ano 2013. As vendas para o PNAE representaram 21,1% das receitas da agropecuária. Os produtos comercializados diversificaram a renda dos estabelecimentos, mas, totalizaram apenas 5,4% do valor que poderia ser comercializado. O ingresso da Cooperagro no PNAE promoveu o acesso dos agricultores familiares a um mercado próximo, capaz de absorver produtos diversos. Isso se refletiu na renda das famílias e em mudanças nos sistemas de produção. Abstract: This paper approaches the insert of family-based agriculture in the institutional markets, more specifically in the National Program of School Feeding (PNAE) in Unaí-MG. That insertion was made possible through a formal organization, the Mixed Cooperative of Familiar Farmers of Unaí and Northwest of MG (Cooperagro). The goal of this work is to analyze the impact of the sale for PNAE in the income of the families, as contribution to generate a reference that allows supporting the maintainable rural development in more enlarged scales. Data of revenues and expenses of participant establishments of PNAE were analyzed in the year 2013. The sales for PNAE represented 21.1% of the agricultural revenues. The marketed products diversified the income of the establishments, but they totaled only 5.4% of the value that it could be marketed. The entrance of Cooperagro in PNAE promoted the access of the family farmers to a close market, capable to absorb several products. That was reflected in the income of the families and in changes in the production systems.
Ano de publicação: 2014
Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings
Unidade: Embrapa Cerrados
Palavras-chave: Agricultura Familiar, Construção social de mercados, Mercado institucional, Unaí