04/03/20 |   Food security, nutrition and health

Novos busdoors da Embrapa exploram a versatilidade culinária das hortaliças nas refeições

Enter multiple e-mails separated by comma.

Photo: Henrique Carvalho

Henrique Carvalho -

Os veículos que fazem o transporte dos funcionários da Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) estão com novos busdoors em seus vidros traseiros: dessa vez, as mensagens fazem referência à seção “Hortaliça combina com todas as refeições”, incluída no site “Hortaliça não é só Salada”  (www.embrapa.br/hortalica-nao-e-so-salada).

A exemplo de outras seções contempladas no site (Hortaliças e Saúde, Hortaliça e Desperdício, O Melhor das Hortaliças, Hortaliças nas Refeições) - os busdoors chamam a atenção para o papel desempenhado pelas hortaliças no contexto alimentar e nutricional, com destaque para a versatilidade desses alimentos no preparo das refeições.

“Comece bem o dia com um café da manhã nutritivo e saboroso, com bolo de beterraba, suco de agrião com abacaxi e geleia de tomate”, “Na hora do almoço, incremente o arroz com almeirão, prepare uma deliciosa farofa de coentro e ovo acompanhada de taioba com carne moída” ou “Quer preparar um jantar sofisticado? Que tal endívia ao forno ou falso siri de repolho”? Essas são algumas das sugestões elencadas na página que deu origem aos busdoors atuais. 

A utilização dos ônibus e vans da Embrapa Hortaliças como canais de divulgação teve início em 2008 e, de acordo com o analista e chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia Henrique Carvalho, responsável pelo conteúdo das mensagens, “pelo seu alcance, essa mídia é considerada uma das mais eficientes entre as utilizadas para fazer com que a mensagem chegue a um maior número de pessoas”.

“Temos sete linhas de transporte, entre ônibus e vans, que percorrem 80% do Distrito Federal, todos os dias, dessa forma as mensagens são vistas por milhares de pessoas”, contabiliza Carvalho”, para quem essa cobertura geográfica mostra o alcance dos busdoors e dimensiona a sua importância como ferramenta publicitária. 

Temas

Os temas escolhidos não seguem um único formato e são renovados anualmente. Segundo Carvalho, as seções do “Hortaliças não é só Salada” constituem um ótimo acervo para a produção de busdoors, mas outras vertentes também são retratadas. “Ao longo dos anos, os busdoors também têm divulgado trabalhos desenvolvidos no âmbito da pesquisa, a partir da ideia de um melhor proveito daquela tecnologia pela sociedade, como, por exemplo, a divulgação do grão-de-bico, tema da comunicação realizada em 2019”.

Anelise Macedo (MTB 2.749/DF)
Embrapa Hortaliças

Press inquiries

Phone number: 613385 9109

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/

Image gallery