Prosa Rural - Rótulo - a ligação entre quem produz e quem consome
Dezembro/2009 - 4ª semana - Regiões Norte, Centro-Oeste/Sudeste e Sul
A informação adequada e clara sobre os alimentos é um direito básico e previsto no Código de Defesa do Consumidor. A decisão de compra é estabelecida pelo conhecimento do conteúdo do alimento. Por isso, informações como composição, ingredientes, valores nutricionais, validade e valor calórico por porção são itens imprescindíveis. No Prosa Rural desta semana, o pesquisador Roberto Machado, da Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro/RJ), fala sobre a importância do rótulo, peça fundamental pra quem trabalha ou quer trabalhar com o processamento de alimentos para a comercialização.
"É através do rótulo que o consumidor decide sobre a compra ou não de um produto. Por isso, as informações contidas no rótulo seguem uma padronização e uma legislação", destaca o pesquisador. Ele esclarece que, conforme o tamanho da embalagem, os requisitos do rótulo podem ficar comprometidos. Nesses casos, as empresas devem criar outros canais de comunicação com o consumidor, como telefones de contato, endereços da empresa, internet, dentre outros.
Ele esclarece que a obrigação de fazer o rótulo é do fabricante. "Se o fabricante, por exemplo, transforma a goiaba em uma goiabada, é dele a responsabilidade de aplicar o rótulo na embalagem. Quem fraciona produto em pacotes menores, também deve fazer a rotulagem".
Segundo Roberto Machado, existem requisitos obrigatórios previstos na legislação, que devem ser apresentados no rótulo. São eles: a denominação de venda do alimento e sua descrição; a lista de ingredientes; os aditivos, se utilizados, como os corantes, os aromatizantes e os conservadores; o conteúdo liquido - peso do produto em grama ou em volume (ml); o prazo de validade; instruções sobre preparo, se necessário. Por fim, a identificação de origem – endereço completo, incluindo o CNPJ, e informações sobre onde é fabricado o produto. Outro dado importante é o número do lote.
"O rótulo é um espaço onde o produtor fala diretamente com o seu consumidor. É uma grande oportunidade de comunicação, pois o rótulo, no ato de compra, sempre vai estar à mão do consumidor", enfatiza Roberto Machado.
Saiba mais sobre a rotulagem de alimentos no programa desta semana. O Prosa Rural é o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
Região Norte
Região Centro-Oeste/Sudeste
Região Sul
Soraya Pereira da Silva (MTB 26165/SP)
Embrapa Agroindústria de Alimentos
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