Suínos
Pós-produção
Autor
Cícero Juliano Monticelli - Embrapa Suínos e Aves
A cadeia produtiva da suinocultura deve ser compreendida como um negócio. Como tal, deve ter sustentabilidade econômica, social, ambiental e de com qualidade do produto.
É comum observar-se que muitos produtores iniciam na produção de suínos com escassos conhecimentos do mercado envolvido neste tipo de produção. Isto aumenta a probabilidade que o negócio não se sustenta. Não raro observa-se que não ocorre, previamente, estudos de viabilidade técnica-econômica e de análise de mercado. Neste caso, muitas vezes o custo de produção é muito grande e o preço pago pelo quilograma da carne suína não compensa este custo. Por outro lado, a demanda pela carne suína, em determinado local ou região, já está saturada.
Este capítulo disponibiliza informações importantes sobre cuidados no transporte, características de abate e processamento e estatísticas sobre a cadeia produtiva da suinocultura. Este aspecto da pós-produção de suínos serve de referencial estratégico para aumentar a probabilidade de sucesso na atividade.