Mercado interno

Conteúdo atualizado em: 23/02/2022

Autor

Carlos Eduardo Freitas Vian - Consultor autônomo

 

Nos últimos anos, a produção brasileira de açúcar aumentou expressivamente (Figura 1) devido a fatores, como:

  • crescimento da demanda interna;
  • expansão da demanda mundial;
  • redução dos estoques mundiais, que, conseqüentemente, tornaram os preços atraentes aos produtores (Figura 2).
 

Figura 1. Evolução da produção de açúcar - safras 2001/02 a 2007/08.
Fonte: União da Indústria de Cana-de-açúcar (2008), adaptada pelo autor.

Figura 2. Evolução anual do preço do açúcar, no período 1999 a 2006. 


O Brasil produziu 30,2 milhões de toneladas de açúcar na safra 2006/2007, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O crescimento foi de cerca de 15% em relação à safra anterior. A principal região produtora de açúcar no Brasil é a Centro-Sul, que responde por 86% da produção nacional, tendo o Estado de São Paulo na liderança, com 65%. A Tabela 1 ilustra a produção de açúcar, dividida entre estados e regiões, na safra 2006/2007.

Tabela 1. Quantidade de cana-de-açúcar destinada a produção de
açúcar por Região e Estado, na safra 2006/2007.
 Fonte: CONAB (2007).


Em cada safra, cerca de 50% do volume de cana-de-açúcar produzido no Brasil são destinados à fabricação de açúcar e a outra metade é utilizada para produção de álcool. Do total de açúcar produzido, 40% são consumidos pelo mercado interno brasileiro.

Até a década de 1990, o mercado de açúcar obteve aumentos expressivos no consumo anual. Isso ocorreu, sobretudo, devido à mudança dos hábitos alimentares das pessoas, que saltou de um consumo per capita de 15 quilos, na década de 1930, para 50 quilos, na década de 1990. A partir daí, o consumo per capita estabilizou-se e está, hoje, em torno de 56 quilos, sendo que a demanda interna pelo açúcar passou a ser influenciada apenas pelo crescimento vegetativo da população, aumentando em torno de 2% ao ano (Figura 3).

Figura 3. Consumo interno de açúcar, no período 2001 a 2005.
Fonte: Faria e Machado (2006), adaptada pelo autor.


O açúcar destinado ao mercado interno é utilizado pela indústria e por consumidores na forma in natura. A Figura 4 ilustra os destinos do açúcar consumido pela indústria.

 

Figura 4. Consumo industrial de açúcar no Brasil - 1992.
Fonte: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (1995).

 
Perspectivas do mercado interno de açúcar
 

O consumo interno de açúcar deverá acompanhar apenas o crescimento da população, alcançando 15 milhões de toneladas na safra 2014/2015, de acordo com a Figura 5. Porém, a produção de açúcar deverá aumentar muito com o objetivo de suprir a demanda internacional pelo produto.

 

Figura 5. Previsão de produção, exportação e consumo doméstico de açúcar - safras 1997/1998 a 2016/2017.
Fonte: Fronzaglia (2007).


Fontes consultadas:

BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL. Setor Sucroalcooleiro: Açúcar. Informe setorial, n. 5, Brasília, DF, 1995.

CONAB. Acompanhamento da safra brasileira - cana-de-açúcar safra 2007/08, terceiro levantamento novembro 2007. Brasília, DF, 2007.

FARIA, D.; MACHADO, D. Dados estatísticos dos principais produtos do agronegócio brasileiro. Brasília, DF: IICA, 2006. 36 p. (Cadernos de estatística).

FRONZAGLIA, T. Cana-de-açúcar: açúcar. In. SILVA, V. da; MELLO, N. T. C. de. Prognóstico agrícola - Culturas perenes e semi-perenes 2005/06. São Paulo: IEA, 2007. 106 f.

UNIÃO DA INDÚSTRIA DE CANA-DE-AÇÚCAR. Ranking da produção de cana, açúcar e etanol das unidades de Região Centro-Sul - safra 2007/08. Disponivel em:<http://www.unica.com.br/downloads/estatisticas/ranking0708.xls>. Acesso em: 10 jun. 2008.