Estatísticas de produção

Conteúdo migrado na íntegra em: 22/12/2021

Autores

Álvaro Figueredo dos Santos - Consultor autônomo

Aníbal dos Santos Rodrigues - Consultor autônomo

Joel Ferreira Penteado Júnior - Consultor autônomo

 

O consumo de palmito está crescendo no Brasil, apesar dos altos preços praticados no mercado. Mais precisamente, o palmito cultivado tem ocupado espaço do palmito de extrativismo - tradicional na mesa dos brasileiros (entre eles, o palmito juçara é um dos mais conhecidos).

Nos últimos dez anos, é crescente o aumento da área cultivada com pupunheira no Brasil. Segundo pesquisas nas principais regiões consumidoras do país, o consumo do palmito de pupunha cultivado no mercado nacional aumentou de 19,5% em 2009 para 24% em 2010. Entre os anos de 2009 e 2011, nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, o consumo palmito oriundo de diversas palmáceas cresceu 42%, enquanto somente o de palmito de pupunha cresceu 480%. No Rio de Janeiro, o aumento do consumo de palmito foi de 36%, já de pupunha 151%. Em São Paulo, que é o estado onde mais se consome palmito no País, o crescimento foi de 20%. Na região Sul do Brasil, o consumo de palmito cultivado, principalmente de pupunha, aumentou 78%.

No mercado externo, o palmito brasileiro tem como principais importadores países como Alemanha, Itália, França, Estados Unidos, Argentina e Canadá. Contudo, para que o Brasil se solidifique nestes mercados, é necessário que as indústrias brasileiras se adequem a algumas exigências básicas como quantidade, qualidade e regularidade da oferta.