Uva de Mesa
Mercado interno
Autores
Rebert Coelho Correia - Embrapa Semiárido
José Lincoln P. de Araújo - Embrapa Semiárido
O consumo de uva de mesa no Brasil é estimado em aproximadamente 3,56 kg.hab-1.ano-1, valor 40% inferior ao que se observa na Europa. Além disso, está concentrado na região Sudeste, que absorve cerca de 46% da oferta brasileira, enquanto a região Nordeste responde por apenas 23,7%.
A área plantada com videira no Brasil, em 2009, era de 81.677 ha. O Rio Grande do Sul lidera, com 48.259 ha plantados e uma produção de 737.363 t, dos quais acima de 90,0% destina-se à agroindústria. Em seguida, estão o Estado de São Paulo e o Polo Petrolina-PE/Juazeiro-BA, este com 9.727 ha cutlivados principalmente com uva de mesa.
Tabela 1. Área cultivada com videira nos Estados brasileiros, no período de 2005 a 2009.
Estado/Ano |
2005 | 2006 | 2007 | 2008 | 2009 |
Pernambuco | 4.872 | 5.111 | 5.673 | 6.973 | 6.003 |
Bahia | 3.685 | 3.938 | 4.096 | 4.376 | 3.724 |
Minas Gerais | 936 | 893 | 840 | 874 | 812 |
São Paulo | 10.906 | 10.414 | 11.112 | 10.565 | 11.259 |
Paraná | 5.603 | 5.657 | 5.700 | 5.800 | 5.800 |
Santa Catarina | 4.224 | 4.512 | 4.915 | 4.836 | 5.168 |
Rio Grande do Sul | 42.450 | 44.298 | 45.379 | 47.206 | 48.259 |
Mato Grosso | 180 | 151 | 138 | 146 | 133 |
Paraíba | 90 | 110 | 110 | 110 | 110 |
Ceará | 61 | 67 | 91 | 93 | 92 |
Goiás | 64 | 84 | 108 | 127 | 126 |
Outros | 151 | 150 | 163 | 180 | 191 |
Brasil | 73.222 | 75.385 | 78.325 | 81.286 | 81.677 |
Tabela 2. Produção de uva nos Estados brasileiros, em toneladas, durante o período de 2005 a 2009.
Estado/Ano | 2005 | 2006 | 2007 | 2008 | 2009 |
Pernambuco | 150.827 | 155.781 | 170.325 | 165.075 | 158.517 |
Bahia | 109.408 | 117.111 | 119.610 | 97.481 | 90.508 |
Minas Gerais | 14.389 | 12.318 | 11.995 | 13.711 | 11.773 |
São Paulo | 190.660 | 195.357 | 198.123 | 193.534 | 185.123 |
Paraná | 99.253 | 95.357 | 99.180 | 101.500 | 102.080 |
Santa Catarina | 47.971 | 47.355 | 54.603 | 58.330 | 67.543 |
Rio Grande do Sul | 611.868 | 623.878 | 704.176 | 776.964 | 737.363 |
Mato Grosso | 2.080 | 1.805 | 1.832 | 1.672 | 1.505 |
Paraíba | 630 | 1.980 | 1.980 | 1.980 | 1.980 |
Ceará | 1.831 | 2.172 | 2.381 | 2.624 | 2.908 |
Goiás | 2.015 | 2.398 | 5.059 | 5.619 | 3.172 |
Outros | 1.632 | 1.552 | 2.291 | 2.941 | 3.019 |
Brasil | 1.232.564 | 1.257.064 | 1.371.555 | 1.421.431 | 1.365.491 |
Fonte: IBGE (2010).
Os principais polos de produção e comercialização de uva de mesa no Brasil são: Alto Uruguai, localizado nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, onde se cultiva principalmente as cultivares Niágara e Isabel, que são comercializadas entre os meses de dezembro a março; região Central do Paraná, onde são exploradas as cultivares Niágara, Isabel e Concord, que entram no mercado nos meses de dezembro e janeiro; região de Marialva, que é responsável por mais de 70% da produção vitícola paranaense e se dedica principalmente às uva finas, como Rubi e Italia, entra com o produto no mercado nos períodos de dezembro a fevereiro e de maio a julho; região de Jundiaí (São Paulo), onde predomina o cultivo da cultivar Niágara, com a colheita ocorrendo entre os meses de dezembro e fevereiro; região de São Miguel Arcanjo (São Paulo) que se dedica a exploração de uva finas (Italia, Rubi, etc.), com a comercialização ocorrendo de dezembro a março; região de Jales (São Paulo), que também se especializou no cultivo de uvas finas (Italia, Benitaka, etc.) comercializa sua produção entre os meses de agosto e outubro; região do Submédio do Vale do São Francisco, assentada em terras de Pernambuco e Bahia, dedica-se ao cultivo de uvas finas (Italia, Benitaka, Red Globe, etc.) e adota os mais tecnificados sistemas de cultivo de uva de mesa do país, gerando mais de 40.000 empregos diretos, tendo sua produção comercializada ao longo de todo o ano. Estes Polos escoam sua produção para os mercados local, regional e extra-regional (nacional), sendo que alguns, como o Submédio do Vale do São Francisco, também comercializam no mercado internacional.
Ressalta-se a importância que o mercado interno desempenha na dinâmica da viticultura. No caso do Submédio do Vale do São Francisco, estima-se que o mercado interno absorva cerca de 70% da produção. Nesse mercado, o período de maior oferta da uva de mesa ocorre entre os meses de novembro a março. Entretanto, em dezembro também há oferta abundante devido às festas natalinas, quando os preços alcançam os níveis mais elevados. Já o período de menor oferta, ocorre de abril a junho. De julho a outubro, ocorre oferta regular no mercado doméstico. Neste contexto de distribuição, destaca-se a situação privilegiada da região do Submédio do Vale do São Francisco, que, podendo obter colheitas em qualquer época do ano, ocupa janelas deixadas pelas regiões produtoras concorrentes, podendo aproveitar as melhores oportunidades de preços.