Gustavo Porpino de Araujo - Equipe
Chefia Adjunta: Pesquisa e Desenvolvimento e Inovação
Data de Contratação: 26/12/2005
Matrícula: 319696
Minicurrículo
Doutor em administração de empresas, com concentração em marketing, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP). Foi pesquisador visitante na Escola de Agricultura da Universidade Cornell, onde realizou pesquisas sobre comportamento de consumo de alimentos. Jornalista e mestre em administração pela UFRN, com pós-graduação em gestão empresarial pela Queensland University of Technology (2001- Austrália). É Analista da Embrapa desde Dezembro/2005 e possui 12 anos de experiência no setor privado, onde atuou nas áreas de comunicação e gestão empresarial. Na Embrapa, foi membro do Comitê Técnico do Macro-Programa 4 (Comunicação TT), atuou no programa de incubação de empresas (Proeta), coordenador de comunicação do PAC Embrapa, coordenador de comunicação mercadológica e liderou três projetos nos Diálogos Setoriais União Europeia - Brasil sobre desperdício de alimentos e sistemas alimentares urbanos circulares. Foi colaborador do REFRESH Community of Experts, iniciativa da União Europeia vinculada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 12) e atuou no Comitê Técnico sobre perdas e desperdício de alimentos coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social. É co-fundador do Pacto contra a Fome e colabora com iniciativas da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), ONU Meio Ambiente (PNUMA), Grupo de Trabalho do G-20 sobre perdas e desperdício de alimentos, liderado pelo Thunen Institute (Alemanha), One Planet Network (ONU) e WWF nas áreas de segurança alimentar e economia circular. Tem publicações científicas na temática de comportamento do consumidor, com ênfase em consumo e desperdício de alimentos, e participação em diversos seminários internacionais. É revisor de periódicos internacionais, entre eles o European Journal of Marketing e o Appetite, e de projetos de pesquisa em marketing de alimentos e comportamento do consumidor. Tem interesse pelas áreas de pesquisa em comportamento de consumo e marketing de alimentos, varejo, reputação e comunicação corporativa.
Formação Acadêmica
2001 - 2001
Aperfeiçoamento em CAE - Diploma Cambridge Advanced English
Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa / Cambridge University
Ano de obtenção: 2001
1993 - 1997
Graduação em Jornalismo
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Seridó em Foco
Ano de obtenção: 1997
Orientador: Vicente Alberto Serejo Gomes
2000 - 2001
Especialização em Graduate Diploma Of Business
Queensland University Of Technology
Ano de obtenção: 2001
2005 - 2007
Mestrado em Administração
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Compra por impulso em shopping centers: estudo do comportamento e do perfil do consumidor em Natal (RN) e Brasília (DF)
Ano de obtenção: 2007
Orientador: Anatália Saraiva Martins Ramos
2012 - 2015
Doutorado em Administração de Empresas
Fundação Getúlio Vargas
Título: Food waste in lower-middle income households: a qualitative analysis of antecedents and a typology of food wasters
Ano de obtenção: 2015
Orientador: Juracy Parente
Áreas de Conhecimento
- Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Mercadologia
- Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Assessoria de Comunicação
- Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas
- Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: MARKETING
- Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Comportamento do Consumidor