Encontre nesta Unidade
Projetos
Construção de redes locais de veículos de comunicação: a Ride como modelo de atuação nacional da Embrapa Hortaliças
Desde 1994, a Embrapa investe na consolidação de sua imagem institucional e na ampliação do diálogo com a sociedade brasileira por meio do fortalecimento de sua Política de Comunicação. Nesse período, ocorreu grande aproximação com a mídia empresarial especializada e não especializada. Paralelamente a esse esforço, observa-se no País o surgimento de veículos locais, sobretudo de rádios comunitárias, beneficiadas pela regulamentação de seu funcionamento pelo Governo Federal. A principal iniciativa da Empresa com essas emissoras é o programa Prosa Rural. Atualmente, 800 emissoras transmitem o programa e existe um esforço de todas as Unidades para ampliar essa audiência. A Embrapa Hortaliças se insere nessa iniciativa visando ampliar o número de rádios transmissoras do Prosa Rural na Região Integrada do Distrito Federal e Entorno (Ride). Criada pela Lei Complementar nº 94, de 19 de fevereiro de 1998, e regulamentada pelo Decreto nº 2.710/99, alterada pelo Decreto nº 3.445/2000, a Ride engloba, além do Distrito Federal, 22 municípios de Goiás e Minas Gerais que estão ligados econômica e socialmente à capital federal. Além da ampliação das rádios transmissoras do Prosa Rural, a proposta prevê a criação de uma rede local de comunicação, com rádios comunitárias e veículos de circulação regional. Assim, a Embrapa Hortaliças, que já realiza atividades pontuais com moradores ou em cidades do Entorno, poderá ampliar sua presença na região, por meio da articulação entre a Unidade, veículos de comunicação e associações de produtores, bem como reforçar sua imagem e a adoção de tecnologias pela população local.
Ecossistema: Região dos Cerrados
Situação: concluído Data de Início: Fri Feb 01 00:00:00 GMT-03:00 2008 Data de Finalização: Mon Jan 31 00:00:00 GMT-03:00 2011
Unidade Lider: Embrapa Hortaliças
Líder de projeto: Marcos Renato de Andrade Simoes Esteves
Contato: marcos.esteves@embrapa.br
Palavras-chave: Embrapa Hortaliças, Entorno, Mídia local, Prosa Rural, Rádio comunitária