Macroprocesso de inovação
Viabilizar inovação é nossa missão.
Oferecer valor é nosso objetivo.
O Macroprocesso de Inovação é a forma pela qual a Embrapa organiza e concatena seus grandes processos (também entendidos como etapas) para cumprir a sua missão e entregar valor para a sociedade. Estes grandes processos são:
1 - Inteligência Estratégica e Planejamento;
2 - Pesquisa;
3 - Desenvolvimento e Validação;
4 - Transferência de Tecnologia;
5 - Monitoramento da Adoção e
6 - Avaliação de Impactos.
Esse aprimoramento traz maior efetividade aos resultados gerados pela Empresa e está baseado em quatro focos:
- Maior conexão da pesquisa com as demandas da agropecuária.
- Evolução da agenda individual para uma agenda corporativa.
- Redução da dispersão de esforços e recursos.
- Aumento da capacidade de priorização.
Etapas do Macroprocesso de Inovação
-
Etapa 1: Inteligência Estratégica e Planejamento
Representa o início do Macroprocesso de Inovação, mais precisamente no processo de Planejamento da Unidade. É nesta etapa que ocorrem as decisões, por exemplo, sobre qual o fluxo a ser seguido (pesquisa, desenvolvimento/validação ou transferência). E, para esse planejamento adequado, as Unidades precisam dos direcionamentos estratégicos da Empresa, que são construídos nos três processos iniciais dessa etapa (Prospecção, Macroestratégia e Planejamento Corporativo). Assim, o Planejamento Corporativo estabelece os objetivos estratégicos, os desafios de inovação (que são problemas e oportunidades do setor produtivo) e as contribuições e metas para inovação.
-
Etapa 2: Pesquisa
Abrange a geração de ativos pré-tecnológicos e ativos tecnológicos até o nível 3 da escala TRL/MRL (Prova de conceito). Abrange toda a carteira de projetos Tipo I e parte dos projetos Tipo II e III.
Vários processos são executados em paralelo à execução da pesquisa, entre eles a estruturação de parcerias, captação de recursos, assuntos regulatórios, propriedade intelectual e qualificação de ativos.
-
Etapa 3: Desenvolvimento e Validação
Inicia-se quando um ativo alcança nível 4 na escala TRL e abrange toda a carteira de projetos Tipo II e parte dos projetos Tipo I e III.
Assim como na etapa de pesquisa, são executados diferentes processos em paralelo (estruturação de parcerias, captação de recursos, assuntos regulatórios, propriedade intelectual e qualificação de ativos).
-
Etapa 4: Transferência de Tecnologia
É executada a partir de três situações:- quando a empresa priorizou um problema ou uma oportunidade para a qual já tem tecnologia pronta para uso;
- quando as etapas de Pesquisa e Desenvolvimento e Validação necessitam de disponibilização do conhecimento;
- quando as etapas de Pesquisa e Desenvolvimento e Validação necessitam qualificação de ativos e prospecção e formalização de parcerias (subprocessos de TT).
-
Etapa 5: Monitoramento da Adoção
Ocorre após a Transferência de Tecnologia se consolidar, ou seja, após inserção do ativo no mercado, com reconhecimento de sua aplicabilidade por parte do público alvo. Objetiva-se avaliar, além das variáveis da adoção, o desempenho técnico do ativo e a pertinência de mantê-lo no mercado. A análise decorrente dessa etapa retroalimenta os demais fluxos do macroprocesso e, principalmente, os de Inteligência Estratégica e Planejamento, de Transferência de Tecnologia e de Avaliação de Impacto. Seus resultados também subsidiam o planejamento do monitoramento, o qual se processa de forma cíclica.
-
Etapa 6: Avaliação de Impactos
Nessa etapa os impactos das inovações são avaliados e identificados. É um processo já estabelecido na Embrapa e segue metodologia e calendário específicos. As tecnologias que passam por essa etapa são selecionadas a partir das informações geradas na etapa anterior, de Monitoramento da Adoção.
-
Modelo de Inovação Embrapa
Para plena execução do Macroprocesso de Inovação são necessárias alianças com organizações públicas e privadas do setor produtivo. O Modelo de Inovação Embrapa tem como enfoque a inovação aberta, que conta com parcerias desde o início dos projetos para compromisso com a inserção de ativos no mercado.