Projetos

Ecologia Química como ferramenta para prospecção de moléculas bioativas para o controle do carrapato bovino, Rhipicephalus (Boophilus) microplus, e de indicadores biológicos para seleção genética de animais resistentes

imagem

Foto: BERGAMIM, Manuela

O campo de ação deste projeto é ainda pouco explorado no âmbito da sanidade animal e com grande potencial para a inovação ou aprimoramento dos métodos de controle parasitário. A pesquisa propôs o avanço do conhecimento do papel de semioquímicos na determinação do grau de susceptibilidade de bovinos de um mesmo grupamento racial ao parasitismo pelo Rhipicephalus (Boophilus) microplus. A comunicação química que permeia o parasitismo de larvas de R. microplus em vertebrados, assim como os fatores que determinam a especificidade deste carrapato com bovinos foi pouco estudado e encobre um grande potencial para descoberta de moléculas bioativas que possam ser usadas no controle deste ectoparasita.

O projeto investigou a capacidade das larvas em diferenciar indivíduos de mesma raça entre resistentes e susceptíveis, o que abre a perspectiva de descoberta de repelentes e/ou inibidores de atratividade.

Situação: concluído Data de Início: Sat Jan 01 00:00:00 GMT-03:00 2011 Data de Finalização: Sun Jun 30 00:00:00 GMT-03:00 2013