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Agência Embrapa de Notícias completa 100 boletins
Semanalmente, mais de três mil pessoas recebem informações em primeira mão a respeito da pesquisa científica agropecuária desenvolvida no Brasil. Por meio do Boletim da Agência Embrapa de Notícias, que chega hoje à sua centésima edição, jornalistas e profissionais interessados em ciência recebem conteúdo jornalístico inédito sobre resultados de pesquisas, descobertas e inovações, enfatizando os impactos de tecnologias e produtos desenvolvidos pela Embrapa e seus parceiros.
Graças a esse serviço, redes de pesquisa foram fortalecidas ao informar cientistas de diferentes instituições sobre trabalhos em andamento na Embrapa. Soluções tecnológicas chegaram ao mercado após encontrar parceiros comerciais interessados em produzi-las e a sociedade brasileira obteve maior contato com os resultados da pesquisa agropecuária nacional.
Lançada em 2014, a Agência Embrapa de Notícias (AEN) surgiu para atender a necessidade de criar um processo de produção e distribuição de conteúdos jornalísticos mais completos sobre temas que interessem à sociedade e de ampliar a divulgação da pesquisa agropecuária brasileira e de seus impactos. Elaborado por mais de 50 jornalistas distribuídos nos centros de pesquisa da Embrapa em todo o País, o material sempre que possível é enriquecido com fotos, infográficos, vídeos e áudios.
Toda semana são produzidas notícias sobre as conquistas da pesquisa da Embrapa, políticas públicas, ações e temas estratégicos. Às terças-feiras, são publicadas na Sala de Imprensa do Portal da Embrapa, para atender especificamente os profissionais da imprensa. Também nesse dia, os assinantes recebem um boletim eletrônico com matérias exclusivas.
As notícias produzidas pela AEN estão entre os conteúdos mais acessados do Portal da Embrapa, como a que apresenta o irrigador solar automático criado a partir de garrafas usadas, desenvolvido pelo físico Washington Luiz de Barros Melo, pesquisador da Embrapa Instrumentação (SP), com quase 63 mil acessos.
A repercussão das mais de trezentas notícias divulgadas desde o boletim número 1 promove resultados também aos projetos de pesquisa. A matéria sobre um novo cereal matinal à base de sorgo atraiu a atenção de potenciais parceiros para colocação do produto no mercado. A Associação dos Celíacos do Brasil também procurou a Empresa. A instituição se interessou em estimular a comercialização do produto que atende às restrições alimentares desse segmento da população. Já a divulgação da pesquisa que desenvolveu bebidas de cereais com pró-bióticos atraiu cinco empresas do ramo alimentício interessadas em industrializar o novo produto.
A jornalista Janice Kiss, atualmente colaboradora do jornal Valor Econômico, da revista Página 22 (da Fundação Getúlio Vargas) e do Espresso (veículo da área de cafés especiais), ressalta o papel do boletim para o setor. "Os boletins da Embrapa são fontes valiosas de informação para sabermos o que acontece em termos de pesquisas, técnicas e notícias sobre a agropecuária brasileira. É um material fundamental para quem trabalha na imprensa com esse setor", afirma.
"O desafio é informar jornalistas e interessados em ciência da maneira mais completa possível para que ajudem a ampliar a circulação das informações sobre ciência junto à sociedade", explica Jorge Duarte, coordenador de Comunicação em Ciência e Tecnologia da Secretaria de Comunicação da Embrapa. "Acreditamos que a Agência permitiu ampliar o volume e a qualidade da divulgação científica da Embrapa. O aumento e sua presença na mídia é um sintoma de aproximação da Empresa com a sociedade", acredita Duarte.
Juliana Miura (MTb 4563/DF)
Secretaria de Comunicação da Embrapa
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