Batata
Mercado
Autor
Giovani Olegário da Silva - Embrapa Hortaliças
A batata é uma hortaliça importante econômica e socialmente, no Brasil, a produção anual de mais de três milhões de toneladas se concentra nas regiões tropical (67%) e subtropical (33%), sendo suficiente para abastecer o mercado de consumo de mesa e as indústrias de ‘chips’ e ‘palha’ e de sementes.
Entretanto, o produto ofertado no mercado fresco, em geral, não atende as exigências dos consumidores em relação às características de qualidade para a elaboração de batata frita à francesa, que é a forma mais popular de utilização. Esta situação advém do uso de cultivares estrangeiras que, por apresentarem tubérculos de excelente aparência, ocupam a maior parte da área plantada da produção. Por isso, para processamento na forma de palitos pré-fritos congelados (‘french fries’), a importação anual supera 200 mil toneladas (USD$ 400 milhões), e as indústrias deste tipo de produto no Brasil enfrentam dificuldades em obter matéria prima com as características necessárias para a elaboração de produto de alta qualidade e para bom rendimento industrial.