Mercado

Conteúdo atualizado em: 23/02/2022

Autores

Silvia Satiko Onoyama Mori - Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

Agnaldo Donizete Ferreira de Carvalho - Embrapa Hortaliças

 

O mercado brasileiro de cenoura tem preferência por raízes de coloração laranja, lisas, de formato cilíndrico, com comprimento variando de 15 a 20 cm, com diâmetro entre 2,5 a 3 cm, sem defeitos externos, sem pigmentação nos ombros (verde e roxo) e sem bifurcações.
 
Os produtores procuram cultivares produtivas, uniformes e resistentes às principias doenças. Nos últimos anos os produtores têm optado por cultivares híbridas de cenoura. Esse fato se deve principalmente, pela uniformidade desses genótipos se comparado com cultivares de polinização aberta. Essa uniformidade reflete em maior número de raízes com tamanho dentro dos padrões com maior valor comercial. Assim, a superioridade do híbrido está, principalmente relacionada à menor quantidade de raízes refugo quando comparada com cultivares de polinização aberta.
 
O atacado valoriza os atributos relacionados à classificação, pois reflete na maior proporção de caixas com maior valor no mercado. Por outro lado, os consumidores entendem como característica mais importante da cenoura o seu valor nutricional.
 
O consumidor relaciona a cenoura a altos índices de beta-caroteno, independente do tipo de cultivar, haja vista que, não há informações sobre tipos de cultivares nos supermercados.
Outras características priorizadas pelos consumidores são crocância, intensidade da cor externa, doçura, preço e intensidade da cor interna e lisura da raiz. Essas características remetem a aspecto e a questão sensorial do produto.