Coco
Mercado
Autores
Manuel Alberto Gutierrez Cuenca - Consultor autônomo
Carlos Roberto Martins - Embrapa Clima Temperado
Luciano Alves de Jesus Junior - Embrapa Tabuleiros Costeiros
Diferente de muitas outras culturas temporárias e frutíferas, a comercialização do coco pode ser realizada durante ano todo, fornecendo ao produtor fluxo contínuo de receita ao longo da vida produtiva do coqueiro. Para uma melhor análise e compreensão do comportamento mercadológico do coco, há necessidade de separar a cultura do coco, em mercado do coco seco, destinado a agroindústria, e o mercado de coco verde, destinado a água-de-coco.
Atualmente a produção brasileira de coco é de 2,8 bilhões de frutos, estima-se que ,de maneira geral, a produção brasileira é comercializada da seguinte forma:
• 35% destinam-se às agroindústrias, que produzem principalmente coco ralado e leite de coco.
• 35% destinam-se aos mercados Sudeste/Sul.
• 30% restante ficam no mercado nordestino.
De maneira geral, pequenos produtores constituem a maior fatia da produção de coco (85%), estes comercializam suas produções através de atravessadores (intermediários e terceirizados da indústria), enquanto que os grandes produtores de coco são as próprias agroindústrias, ou então, comercializam suas produções diretamente com as indústrias processadoras.