Preferência do Consumidor

Conteúdo migrado na íntegra em: 08/12/2021

Autor

José Lincoln Pinheiro Araújo - Embrapa Semiárido

 

O mercado internacional de manga não é uniforme, devido às variações de preferências e exigências dos consumidores. Portanto, para obter o sucesso na produção e exportação, é preciso conhecer o mercado antecipadamente, para delinear as estratégias que considerem essas variações.

A manga para ser exportada deve apresentar coloração vermelha e brilhante, com fibras curtas e peso entre 250 e 600 gramas por fruto, para o mercado dos EUA. Na Europa, a preferência é por frutos entre 300 a 450 gramas, o que, em uma caixa de 4,0 quilogramas líquidos, representa de 9 a 14 frutos. Em geral, a Tommy Atkins é a variedade que possui a maior participação no volume mundialmente comercializado, devido principalmente a coloração intensa, bom rendimento e resistência ao transporte a longas distâncias, razões pelas quais é a mais produzida atualmente. A fruta deve ser colorida, porque o consumidor associa a cor verde com maturação insuficiente. Mangas de coloração verde são mais consumidas por grupos étnicos de origem asiática. Entretanto, com o acirramento da competitividade no mercado internacional, é importante que os países exportadores, como Brasil, diversifiquem as variedades exportadas, a fim de se precaver de eventuais mudanças nas preferências dos consumidores. Como exemplo, podemos citar o caso do Reino Unido, onde o mercado atacadista, geralmente, vende mangas de pequeno tamanho (12, 14 e 16 por caixa) para pequenas quitandas e restaurantes, que preferem variedades bastante coloridas, como a Tommy Atkins e a Haden. Enquanto nos supermercados, freqüentemente, são comercializadas frutos maiores, de variedades como Kent ou Keitt, como também os da Tommy Atkins.