Milho
Importância Socioeconômica
Autores
Jason de Oliveira Duarte - Embrapa Milho e Sorgo
Marcos Joaquim Mattoso
João Carlos Garcia - Embrapa Milho e Sorgo
Provavelmente, o milho é a mais importante planta comercial com origem nas Américas. Há indicações de que sua origem tenha sido no México, América Central ou Sudoeste dos Estados Unidos. É uma das culturas mais antigas do mundo, havendo provas, através de escavações arqueológicas e geológicas, e através de medições por desintegração radioativa, de que é cultivado há pelo menos cinco mil anos. Logo depois do descobrimento da América, o milho foi levado para a Europa, onde era cultivado em jardins, até que seu valor alimentício tornou-se conhecido. Passou, então, a ser plantado em escala comercial e espalhou-se desde a latitude de 58º Norte (União Soviética) até 40º Sul (Argentina).
A importância econômica do milho é caracterizada pelas diversas formas de sua utilização, que vai desde a alimentação animal até a indústria de alta tecnologia. Na realidade, o uso do milho em grão como alimentação animal representa a maior parte do consumo desse cereal, isto é, cerca de 70% no mundo. Nos Estados Unidos, cerca de 50% é destinado a esse fim, enquanto que no Brasil varia de 60% a 80%, dependendo da fonte da estimativa e de ano para ano (Figura 1).
Apesar de não ter uma participação muito grande no uso de milho em grão, a alimentação humana, com derivados de milho, constitui fator importante de uso desse cereal em regiões de baixa renda. Em algumas situações, o milho constitui a ração diária de alimentação. Por exemplo, no Nordeste do Brasil, o milho é a fonte de energia para muitas pessoas que vivem no Semi-Árido; outro exemplo está na população mexicana, que tem no milho o ingrediente básico para sua culinária.
Figura 1: Uso de milho nos E.U.A
Fonte: http://www.ohiocom.org/usage/uses.htm
Associando o consumo humano ao consumo animal, além de se verificar também o crescimento do uso de milho em aplicações industriais, pode-se observar o aumento de sua importância no contexto da produção de cereais na esfera mundial. Nesse sentido, o milho passou a ser o cereal mais produzido no mundo, conforme é retratado na figura 2 abaixo. Esse crescimento acompanhou a demanda por milho para alimentação animal, isto é, enquanto o trigo é usado basicamente para consumo humano, o milho é mais versátil, principalmente no que diz respeito à alimentação animal, aumentando o leque de aplicações desse cereal.
Figura 2: Evolução da produção mundial de milho e trigo.
Fonte: USDA
Embora seja versátil em seu uso, a produção de milho tem acompanhado basicamente o crescimento da produção de suínos e aves, no Brasil ( Tabela 1) e no mundo. Tem-se notado que, apesar das flutuações da oferta de milho, há uma tendência de crescimento de sua produção, acompanhando, principalmente, o crescimento da produção de frangos e suínos no país, fato esse relacionado com a demanda por milho, que é um ingrediente importante na composição das rações para esses animais. Na realidade, poder-se-ia pensar nos frangos e suínos como um subproduto do milho, dada a importância deste na alimentação daqueles.
Tabela 1: Estimativa de consumo de milho em grãos no Brasil
Segmento | Consumo | ||||||
2001 | 2002 | 2003 | 2004 | 2005 | 2006* | 2007** | |
Avicultura | 13.479 | 14.500 | 15.427 | 16.162 | 19.309 | 20.022 | 20.515 |
Suinocultura | 8.587 | 8.930 | 8.471 | 8.852 | 11.236 | 11.097 | 12.022 |
Pecuária | 2.772 | 2.841 | 1.911 | 2.198 | 2.520 | 2.479 | 2.374 |
Outros Animais | 1.528 | 1.543 | 1.550 | 1.581 | 615 | 660 | 673 |
Consumo Industrial | 4.050 | 4.090 | 4.152 | 4.256 | 4.044 | 4.159 | 4.369 |
Consumo Humano | 1.505 | 1.514 | 1.530 | 1.568 | 690 | 700 | 705 |
Perdas/Sementes | 998 | 913 | 1.660 | 1.429 | 296 | 310 | 349 |
Exportação | 2.550 | 1.583 | 3.988 | 5.000 | 869 | 4.327 | 5000 |
Outros | 3.622 | 3.550 | 4.809 | 4.132 | - | - | - |
Total | 39.091 | 39.464 | 43.498 | 45.178 | 39.579 | 43.754 | 46.007 |
Além dos suínos e dos frangos, também fazem parte da demanda por milho para alimentação animal os bovinos e os pequenos animais. Atualmente, a produção de ração para pequenos animais (pet food) tem se constituído em um mercado crescente para o uso desse cereal, dado o crescimento da demanda por alimento de melhor qualidade para esses animais.
O milho, no Brasil, é cultivado em 3,6 milhões de propriedades rurais, abrangendo, na safra 2007/2008, uma área de 14 milhões de hectares. Apresentou, respectivamente, produção e produtividade de 58,6 milhões de toneladas e 3.950 kg/ha.
Nos últimos 31 anos, a área plantada aumentou em aproximadamente 2,5 milhões de hectares, a produtividade passou de cerca de 1.600 kg/ha para cerca de 3.950 kg/ha e a produção total aumentou aproximadamente 40 milhões de toneladas.
O milho é cultivado em praticamente todo o território nacional. Cerca de 77% da área plantada e 92% da produção concentraram-se nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, sendo que a região Sul participou com 42% da área e 53% da produção; Sudeste com 19% da área e 19% da produção e Centro-Oeste com 15% da área e 19% da produção. Entretanto, a participação dessas regiões, tanto em área plantada quanto em produção, vem se alterando ao longo dos últimos 31 anos. A região Nordeste tem apresentado grandes variações na área plantada e produção, o que dificulta estimar se sua participação tem aumentado ou diminuído. Na região Sul, a participação na área plantada e produção se mantém praticamente constante, enquanto que a região Sudeste reduziu em 10% a área plantada e produção. As regiões Norte e Centro-Oeste, apresentaram, no mesmo período, aumentos da participação na área plantada e produção. Enquanto que a região Norte aumentou sua participação em 5,3% na área plantada e 2,8% na produção, a região Centro-Oeste aumentou sua participação em 9,6% na área plantada e em 14,6% na produção.
A importância do milho ainda está relacionada ao aspecto social, pois como se viu anteriormente, grande parte dos produtores não é altamente tecnificada e não possui grandes extensões de terras, mas dependem dessa produção para viver. Isto pode ser constatado pela quantidade de produtores que consomem o milho na propriedade. Segundo dados do IBGE, 59,84% dos estabelecimentos que produzem milho consomem a produção na propriedade. Apesar desse alto percentual de estabelecimentos que consomem o grão internamente, estes representam apenas 24,93% da produção nacional de milho. Pode-se, portanto, afirmar que há uma clara dualidade na produção do cereal no Brasil. De um lado, uma grande parcela de pequenos produtores que não se preocupam com a produção comercial e com altos índices de produtividade. De outro, uma pequena parcela de grandes produtores, com alto índice de produtividade, usando mais terra, mais capital e mais tecnologia na produção de milho (Tabela 2)
Tabela 2: Produção de milho segundo tamanho de área plantada e número de informantes
Área plantada | Área | Produção | Informantes | |||
em (ha) | (1000 ha) | (%) | (1000 t) | (%) | (X 1000) | (%) |
Menos de 10 | 4842 | 45,63 | 7654 | 30,00 | 2395 | 94,3 |
10 a 20 | 1110 | 10,46 | 2531 | 9,92 | 84 | 3,3 |
20 a 100 | 1951 | 18,38 | 5544 | 21,73 | 51 | 2,0 |
Acima de 1000 | 2709 | 25,53 | 9783 | 38,35 | 10 | 0,4 |
Total | 10612 |
| 25512 |
| 2540 |
|
Fonte: IBGE, Censo Agropecuário de 1995/1996
No que diz respeito ao emprego de mão-de-obra, cerca de 14,5% das pessoas ocupadas nas lavouras temporárias e cerca de 5,5% dos trabalhadores do setor agrícola estão ligados à produção de milho. No setor agropecuário, a produção de milho só perde para a pecuária bovina em termos de utilização de mão-de-obra, apesar de as tecnologias modernas utilizadas na produção desse cereal serem poupadoras de mão de obra.
Segundo dados do IBGE, a produção de milho no Brasil representou apenas 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB), porém esses dados estão apenas retratando a produção do milho em grão, não sendo considerados os milhos especiais e cultivos especiais, como é o caso da produção para silagem, nem computando o efeito multiplicador dessa produção quando o cereal é usado na alimentação de aves e suínos, produtos estes de alto valor agregado e de grande aceitação no mercado internacional.
Como se pode notar, a importância do milho não está apenas na produção de uma cultura anual, mas em todo o relacionamento que essa cultura tem na produção agropecuária brasileira, tanto no que diz respeito a fatores econômicos quanto a fatores sociais. Pela sua versatilidade de uso, pelos desdobramentos de produção animal e pelo aspecto social, o milho é um dos mais importantes produtos do setor agrícola no Brasil.