Agricultura e Meio Ambiente
Cartilhas da EMA
Autor
Maria Conceição Peres Young Pessoa - Embrapa Meio Ambiente
Reconhecida como tecnologia social em 2005 pelas Fundação Banco do Brasil (FBB), Petrobras e Unesco, no âmbito do Prêmio Tecnologia Social da FBB, a coleção de Educação Ambiental “Cartilhas dos Jogos Ambientais da Ema”, foi desenvolvida pela Embrapa Meio Ambiente em 2003 e tem sido distribuída aos professores do ensino fundamental, aos profissionais ligados a área de agronomia e meio ambiente e aos cidadãos interessados em ampliar conhecimentos na área ambiental.
Foi desenvolvida para tentar diminuir a carência de material básico, alertado por vários especialistas em meio ambiente, para a maioria da população do nosso país. Apesar dos avanços crescentes da mídia na sensibilização da população brasileira para esse tema, esta ainda percebia o meio ambiente como sinônimo de fauna e flora. Assim, havia uma lacuna no que se referia a apresentação das inter-relações temáticas existentes entre os problemas ambientais que viessem a favorecer à grande maioria da população, a compreensão das relações e associações existentes entre os comportamentos humanos presentes em todas essas questões (impactos negativos já consolidados) e a geração dos problemas, principalmente no que se refere a motivar uma cumplicidade (maior adesão voluntária) na prevenção e controle de causas por meio das suas próprias ações.
Outra motivação para a elaboração da coleção, foi a carência de material que atendesse às necessidades específicas dos professores em relação aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, principalmente ao atendimento no tema transversal meio ambiente, de modo a permitir explorá-lo pelas diferentes disciplinas. Faltava, então, material com elementos atrativos aos alunos para uso em sala de aula.
Por isto, o interesse no desenvolvimento dessa tecnologia surgiu pela percepção da falta de publicações especializadas no tema meio ambiente que explorasse aspectos conceituais e ambientais brasileiros em linguagem simples e acessível à maioria da população brasileira (que, segundo o Censo do ano 2000, concentra nível de escolaridade nos ensinos básico e fundamental).
Desse modo, a Embrapa Meio Ambiente disponibiliza e divulga uma publicação que possibilita transmitir informações ambientais do nosso país por meio de diferentes estímulos (leitura, músicas, imagens, jogos), no intuito de favorecer a maior compreensão e fixação dos conceitos e de estimular um maior interesse do leitor em se aprofundar, cada vez mais, pelo conhecimento de como suas atitudes (de sua família e comunidade), no dia-a-dia, podem favorecer impactos positivos e negativos ao meio ambiente e, principalmente, propiciar uma visão mais abrangente e integrada da questão ambiental. A coleção foi elaborada contendo 7 cartilhas, um CD de músicas com temas ambientais, jogo externo com o nome Ambiente, que contempla todos os temas abordados nas cartilhas temáticas.
As cartilhas foram elaboradas integrando todos os aspectos temáticos explorados pelo material, atrelados a seus temas principais, a saber: água, solo, vegetação, lixo/reciclagem, qualidade de vida (com enfoque para higiene e segurança do alimento), ar (com enfoque também para poluição sonora, efeito estufa, entre outros) e fauna (contemplando, também, controle biológico e biomas).
Esse processo de conscientização da população, principalmente das crianças inseridas na rede escolar, é fundamental para incentivar mudanças de comportamentos favoráveis à atitudes de preservação e conservação do meio ambiente. Assim, a coleção também foi levada à apreciação do Ministério da Educação (MEC), o qual emitiu, em 2005, um parecer positivo quanto ao conteúdo pedagógico e apresentação do material.
Acrescenta-se, também, que em 2004 a Embrapa Meio Ambiente já identificava a necessidade de apresentação da coleção em alfabeto braile, pois tinha ciência de que existiam, nas redes pública e privada, crianças com necessidades especiais e a carência de material para os milhares de adultos deficientes visuais que, como cidadãos, também tem direito a informação e conhecimento. Nessa oportunidade, a Embrapa Meio Ambiente disponibilizou um protótipo das cartilhas da coleção elaboradas em alfabeto braile, contando com o apoio do Centro Cultural Louis Braille, de Campinas. Entretanto, uma tiragem maior desejada para esse material não foi viabilizada até o presente momento.
A seguir são apresentados os títulos e respectivas letras das músicas que fazem parte da coleção.