Mercado Nacional

Conteúdo migrado na íntegra em: 22/12/2021

Autores

Claudenor Pinho de Sá - Consultor autônomo

Francisco de Assis Correa Silva - Embrapa Rondônia

 

O consumidor brasileiro ainda não tem consciência da importância da madeira certificada. Esse fato leva os produtores a não receberem um preço justo pelo seu produto.

A partir de 2004, no entanto, com a certificação do projeto e obtenção do selo FSC, surge a expectativa de inserir a produção da Apruma no segmento de produtos certificados. Para conhecer este mercado, foram realizadas pesquisas de mercado em Rio Branco-AC, Porto Velho e Ariquemes-RO, Belém-PA, Manaus-AM e São Paulo-SP. A pesquisa teve como objetivo identificar nicho de mercado para madeira certificada produzida em áreas de reserva legal.

A abrangência da pesquisa realizada entre 2002 e 2003 compreendeu 8 madeireiras e 12 movelarias em Rio Branco, 2 projetos de manejo florestal empresarial (Cikel Brasil Verde-PA e Precious Woods-AM), entidades como a Aimex do Pará, Sebrae-AM, Federação das Indústrias de Rondônia, Simpi-Rondônia, empresas exportadoras, institutos de pesquisa como o Imazon e 10 movelarias/designers compradores de madeira certificada na praça de São Paulo. A partir deste estudo, os produtores de madeira certificada mantiveram contato com este segmento de compradores, pois o produto oferecido atende às necessidades dos mesmos, principalmente nos aspectos da diversificação das espécies e nas pequenas quantidades a serem oferecidas.