Rodovias

Conteúdo migrado na íntegra em: 09/12/2021

Autores

Josué Francisco Silva Júnior - Embrapa Tabuleiros Costeiros

Maviael Fonseca de Castro - Instituto Agronômico de Pernambuco - IPA

 

A enorme malha rodoviária da Mata Sul Pernambucana é constituída por diversas estradas federais e estaduais, administradas, respectivamente, pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e Departamento de Estradas e Rodagens de Pernambuco (DER-PE), em diferentes estados de conservação, que interligam todos os municípios do território. Além das BRs (federais) e das PEs (estaduais), dezenas de estradas estaduais secundárias, vicinais e acessos (VPEs e APEs) completam a rede de comunicação por rodovias na região.

Duas rodovias federais cortam a Mata Sul, a BR-101 e a BR-104. A BR-101 se constitui no principal corredor de tráfego do Nordeste e em uma das rodovias mais importantes do país. Segundo o DNIT, comporta um fluxo médio diário de 15 mil veículos e é fator de integração nacional. Na Mata Sul, atravessa os municípios de Escada, Ribeirão, Gameleira, Água Preta, Joaquim Nabuco, Palmares e Xexéu, na divisa de Pernambuco com Alagoas. É o principal meio de acesso e escoamento do território, sobretudo para grandes centros como a Região Metropolitana do Recife (RMR) e Maceió. Atualmente a rodovia foi duplicada no trecho Recife - Palmares, como parte do seu processo de duplicação que vem desde Natal, pretendendo interligar as capitais da costa oriental do Nordeste.

Existem mais de 20 rodovias estaduais (PEs) que cortam o Território, interligando-se entre si e com importantes rodovias federais, como a BR-101, a BR-232 (que liga a Mata Sul ao Agreste) e a BR-104 (para o Agreste e Alagoas). Das rodovias estaduais, a mais importante é a PE-60, que liga o Município do Cabo de Santo Agostinho ao de São José da Coroa Grande, na divisa com Alagoas. Além desses municípios, essa rodovia, conhecida como Litorânea, atravessa Ipojuca, Sirinhaém, Rio Formoso e Tamandaré. Com movimento intenso devido ao turismo e ao Complexo Industrial e Portuário de Suape, na RMR, a estrada está em processo de duplicação em Ipojuca.

Outras rodovias estaduais de grande relevância para o Território são a PE-045, que liga os municípios de Escada e Vitória de Santo Antão, na Mata Norte; a PE-073, que liga Rio Formoso (PE-060) a BR-101, na altura de Gameleira; a PE-085, que liga Ribeirão a Bonito; a PE-096, ligando Palmares a Barreiros; a PE-177, que liga Quipapá a Garanhuns, no Agreste Meridional de Pernambuco; e a PE–126, que liga Palmares a Quipapá e ao entroncamento com a BR-104, outra importante rodovia que liga a Mata Sul aos pólos de Caruaru, Campina Grande e Maceió.

O transporte de cana-de-açúcar para as usinas, destilarias e engenhos é dependente do emaranhado de estradas que compõe a malha rodoviária da Mata Sul. O tráfego intenso e o peso dos caminhões e treminhões, na época de moagem, danificam sensivelmente as estradas e rodovias. Algumas estradas possuem ainda características que atendem ao turismo, sobretudo o rural e o litorâneo, como a PE-009 ou a PE-076.

O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Zona da Mata de Pernambuco (Promata), buscando a melhoria da infraestrutura das localidades rurais (cidades, povoados e comunidades) do território, executou, por meio de patrulha mecanizada, que engloba veículos e máquinas, obras de reparo em diversos trechos de estradas vicinais, sobretudo os pontos críticos (passagens molhadas e bueiros) com a finalidade de facilitar a comunicação e o transporte para as populações da zona rural.
 

            Foto:  Maviael Fonseca, 2010.

trecho da BR 101 Mata Sul PE

 

    

 

 

 

 

   

 

          Figura 1. Duplicação da BR 101 (trecho de Palmares-PE)