Busca de projetos
Filtrar por:
Este projeto visou desenvolver ações de popularização de Ciência e Tecnologia (C&T) de Alimentos, por meio da parceria entre uma instituição de pesquisa e desenvolvimento - a Embrapa Agroindústria de Alimentos - as instituições de ensino técnico agrícola, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Campus Nilo Peçanha, localizado em Pinheiral/RJ (IFRJ) e o Colégio Técnico da Universidade Rural (CTUR), localizado em Seropédica/RJ e a agência de fomento da FAPERJ - Fund ... Situação: concluído Data de Início: Thu Dec 01 00:00:00 GMT-03:00 2011 |
A Região Metropolitana de Campinas (RMC) dispõe de uma grande quantidade de informações e dados que podem subsidiar o melhor entendimento sobre a importância do setor agropecuário para a sociedade. Esses dados raramente são acessados pelos estudantes de ensino fundamental devido à carência de material didático personalizado, elaborado por professores, com a profundidade e necessidade exigidas em sala de aula. O projeto GeoAtlas pretende suprir esta lacuna ao elaborar o Atlas Escolar da Região Me ... Situação: concluído Data de Início: Wed Apr 01 00:00:00 GMT-03:00 2009 |
O projeto visou adaptar, validar e sistematizar metodologias participativas aplicadas à pesquisa, ensino e extensão rural, com ênfase nos agricultores familiares e tradicionais, tanto urbanos quanto rurais, do Semiárido brasileiro. Dentre os grupos específicos abordados, destacaram-se os agricultores familiares urbanos com suas hortas agroecológicas, os agricultores tradicionais guardiões de sementes do Sertão do Pajeú e os agricultores de Fundo de Pasto, cujo sistema peculiar de gestão do us ...Situação: concluído Data de Início: Tue Jan 01 00:00:00 GMT-03:00 2019 |
A Embrapa e a Prefeitura Municipal de Campinas elaboraram o Atlas Escolar da Região Metropolitana de Campinas, com dados e informações sobre as atividades agropecuárias e sua importância como agente transformador das paisagens regionais. Após a publicação do atlas, os parceiros iniciaram um novo projeto, com o objetivo de incentivar o uso do atlas por professores e alunos das escolas públicas do município de Campinas. Para isso, a Prefeitura Municipal de Campinas criou o Programa Pesquisa e Conh ... Situação: concluído Data de Início: Sun Jun 01 00:00:00 GMT-03:00 2014 |
A soloteca da Embrapa Solos, uma das maiores do Brasil, com aproximadamente 30.000 amostras de solo do País (incluindo algumas da África), passará por uma ampla revitalização a partir de agosto. Situação: concluído Data de Início: Mon Aug 01 00:00:00 GMT-03:00 2016 |
As abelhas indígenas sem ferrão são excelentes como instrumento didático, pois atraem a atenção, estimulam fortemente a curiosidade das crianças, adolescentes e adultos e possuem características biológicas, ecológicas, econômicas e históricas muito relacionadas aos conceitos envolvidos na educação ambiental. Com elas é perfeitamente possível inserir a problemática ambiental e obter respostas práticas por parte das famílias e escolas envolvidas em ações de proteção ambiental e melhoria da qualida ... Situação: concluído Data de Início: Sat Feb 01 00:00:00 GMT-03:00 2014 |
Na Amazônia, aproximadamente, 20 milhões de espécimes de peixes ornamentais são capturados vivos e exportados, principalmente, para os Estados Unidos e Europa, gerando anualmente para a região três milhões de dólares (Chao et al. 2001), sendo que peixes nativos, como: o cardinal tetra (Paracheirodon sp.); o oscar (Astronotus ocelatus); e o acará bandeira (Pterophyllum scalare), figuram entre os 20 peixes mais importados pelos EUA (Chapman et al. 1994). A piscicultura ornamental brasileira ainda ... Situação: concluído Data de Início: Thu Jan 01 00:00:00 GMT-03:00 2009 |
Fez parte do escopo deste projeto a estruturação de capacitações sobre agroecologia e agricultura orgânica, de modo a fortalecer a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural e estreitar o processo dialógico entre a Embrapa e os públicos que interagem com ela para uma prospecção mais eficaz das demandas dos agricultores. Assim, o projeto abrangeu, prioritariamente, agentes de ATER, associações, cooperativas, agricultores-multiplicadores, tomadores de decisões em políticas públicas, ... Situação: concluído Data de Início: Sun Feb 01 00:00:00 GMT-03:00 2015 |
Em anos recentes, o ensino à distância por meio da internet se tornou um importante meio para formação profissional, especialmente no Brasil, país de dimensões continentais. Considerando que a produção leiteira está dispersa por todo o território nacional, o ensino à distância oferece a oportunidade de levar informações a profissionais de todo o país. Com esse propósito, o presente projeto contemplou a elaboração, oferta e realização dos primeiros treinamentos em ensino à distância da Embrapa Ga ... Situação: concluído Data de Início: Tue Mar 01 00:00:00 GMT-03:00 2011 |
O objetivo do projeto é gerar/desenvolver, adaptar e transferir tecnologias com o manejo de coberturas vegetais nos principais polos citrícolas que permitam a melhoria e conservação da fertilidade do solo e maior equilíbrio fitossanitário do pomar. As atividades do projeto serão realizadas com a participação dos setores de pesquisa e desenvolvimento, ensino e extensão rural. Situação: concluído Data de Início: Tue Jan 01 00:00:00 GMT-03:00 2019 |