Filtrar por:

Situações
Ecossistemas
Regiões
Ordenação: data  |  alfabética
 

O morango (Fragaria x ananassa sp) é apreciado no mundo inteiro, sendo consumido in natura ou industrializado, e tem grande mercado nas principais economias mundiais. No Brasil, em geral, essa cultura é cultivada em pequenas propriedades rurais, que dedicam normalmente de 0,20 a 1,0 ha ao seu cultivo, utilizando mão-de-obra familiar durante todo o seu ciclo. Dentre os entraves da cultura no Brasil é unanimidade a carência de cultivares nacionais disponíveis aos agricultores. Atualmente não exist ...

Situação: concluído     Data de Início: Wed Jul 01 00:00:00 GMT-03:00 2015

A produção brasileira de batata é orientada ao mercado interno. A maior parte das 3,6 milhões de toneladas é comercializada “in natura”; apenas 15% é destinada à indústria (palitos pré-fritos, 52%; “chips”, 34%; batata palha, 14%). O consumo de batata adquirida “in natura” tem diminuído, ao passo que de batata processada tem aumentado significativamente, principalmente de palitos pré-fritos congelados. O consumo de batata “chips” tem crescido pouco, enquanto que o de batata palha continua aument ...

Situação: concluído     Data de Início: Mon Aug 01 00:00:00 GMT-03:00 2016

O agronegócio da batata envolve cerca de 1,5 mil produtores numa área de produção anual de cerca de 100 mil hectares. O cultivo contribui também para renda e segurança alimentar de milhares de pequenos produtores, que cultivam cerca de 20 mil hectares. A produção brasileira, alicerçada em poucas cultivares oriundas da Europa e da América do Norte, serve basicamente para o abastecimento do mercado interno, sendo 65% canalizado para o mercado fresco, 15% para indústria de chips e palha e 12% para ...

Situação: concluído     Data de Início: Tue Jan 01 00:00:00 GMT-03:00 2008

O consumidor está cada vez mais exigente em termos de aparência e sabor das frutas e seu valor para a saúde. As substâncias antioxidantes (como antocianinas e compostos fenólicos) são apontadas por estudos médicos como importantes na prevenção de doenças circulatórias e certos tipos de câncer. A qualidade das frutas de caroço, no Brasil tem apresentado progresso. Entretanto, com a abertura de mercados, a competição da fruta nacional com a importada está constantemente presente. É necessário ofer ...

Situação: concluído     Data de Início: Thu Apr 01 00:00:00 GMT-03:00 2010

A batata é a hortaliça mais importante do País, com uma produção anual de 3,4 milhões de toneladas, em 100 mil ha no agronegócio e 30 mil ha na agricultura familiar. A produção é suficiente para abastecer os mercados de comercialização in natura e indústrias de chips e batata palha. Entretanto, a batata ofertada no mercado de comercialização in natura, em geral, não atende às exigências dos consumidores em relação às características culinárias, e a matéria-prima fornecida às indústrias de batata ...

Situação: concluído     Data de Início: Fri Apr 01 00:00:00 GMT-03:00 2011