Macrologística Agropecuária
Bacias Logísticas
COMO FIZEMOS
O conceito das bacias logísticas de grãos foi desenvolvido para representar os padrões de escoamento das safras de soja e milho no Brasil. Otrabalho teve como objetivo oferecer uma visão detalhada e consistente da movimentação dessas cadeias produtivas entre 2015 e 2023, contribuindo para o planejamento de intervenções na macrologística nacional e o fortalecimento da competitividade da agropecuária brasileira. Todo o processo foi automatizado por meio de um algoritmo computacional, que integra e processa os dados de exportação, permitindo a geração de séries históricas, conforme a disponibilidade dos dados.
Metodologia
- 1) Identificação do Porto Preferencial
Para cada microrregião do Brasil, foi identificado o porto preferencial, com base no volume exportado agregado de soja e milho (em grãos) destinado ao mercado internacional. Os dados utilizados foram obtidos por meio de consultas personalizadas realizadas junto ao Departamento de Inteligência e Estatísticas de Comércio Exterior da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Essas consultas utilizaram o Sistema Harmonizado de Designação e de Codificação de Mercadorias (SH), uma padronização internacional para a classificação de produtos no comércio global.
O SH4, uma subdivisão do sistema composta por quatro dígitos, identifica mercadorias específicas com base em suas características. As consultas foram agregadas por conjuntos de códigos SH4 e também agregadas para grãos (soja e milho), como forma de atenuar distorções relacionadas à preservação do sigilo estatístico. Essa agregação garantiu a inclusão de microrregiões cujos dados, em determinadas situações, apresentavam três ou menos registros de exportação em um ano específico, preservando a consistência analítica.
- 2) Classificação das Microrregiões nas Bacias Logísticas
Com base nos portos preferenciais, as microrregiões foram classificadas em uma das oito bacias logísticas definidas pela Embrapa Territorial em seu estudo original de 2015. As bacias logísticas representam agrupamentos territoriais de microrregiões que escoam predominantemente suas produções pelos mesmos portos marítimos. As bacias logísticas identificadas foram:
- Extremo Sul (porto de Rio Grande);
- Sul (portos de Paranaguá, São Francisco do Sul, Imbituba, Itajaí);
- Centro Sudeste (porto de Santos);
- Centro Leste (porto de Vitória);
- Nordeste (portos de Maceió, Salvador, Pecém);
- Norte Oriental (porto de Itaqui/São Luís);
- Norte Central (portos de Santarém, Barcarena/Vila do Conde, Santana);
- Norte Ocidental (porto de Itacoatiara).
- 3) Regra de Atualização dos Limites das Bacias
A delimitação das bacias logísticas ao longo dos anos seguiu uma regra específica: a bacia logística original de 2015, delimitada de forma inédita pela Embrapa Territorial, foi utilizada como referência. Os limites de cada bacia logística apenas foram alterados caso os dados de exportação do ano de análise justificassem essa mudança, refletindo apenas alterações relevantes nos padrões logísticos sustentadas por dados. Caso contrário, os limites das bacias do ano anterior foram mantidos. Essa regra assegurou consistência espacial na série histórica.
- 4) Delimitação Temporal
A delimitação foi realizada anualmente para o período de 2015 a 2023, permitindo capturar as mudanças nas preferências logísticas das microrregiões ao longo do tempo. Essa abordagem possibilitou a análise da evolução dos padrões de escoamento e a identificação de tendências na utilização de diferentes portos para exportação de grãos.
O resultado desse trabalho foi a identificação de oito bacias logísticas, cada uma associada a um ou mais portos marítimos. A delimitação anual dessas bacias oferece uma ferramenta estratégica para o planejamento logístico, permitindo:
- Identificar gargalos de infraestrutura no escoamento de grãos;
- Propor intervenções para aumentar a eficiência logística;
- Explorar novas oportunidades estratégicas que ampliem a competitividade do agronegócio brasileiro.