Histórico

De 2003 a meados de 2006: criação e primeiras passos   

Inicialmente denominada "Minibibliotecas do Semiárido", a iniciativa Minibibliotecas foi concebida e implementada no final de 2003, com o objetivo de levar informações tecnológicas a agricultores familiares e pequenos agricultores estabelecidos na referida região.

Integrantes das ações da Embrapa junto ao Programa Fome Zero, as Minibibliotecas foram distribuídas, a princípio, para 5 municípios com população rural significativa e com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), selecionados a partir de lista fornecida pelo Ministério Extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome  (Mesa). Para selecionar os municípios a serem beneficiados, a Embrapa visitou as três maiores escolas de nível médio de cada um deles, nas quais aplicou um questionário em que indagava o interesse delas pelas Minibibliotecas, seu compromisso com a reserva do espaço mínimo de 9m² para a instalação do acervo, assim como a quantidade de alunos residentes na área rural. A escola que melhor atendesse a esses critérios era então contemplada com uma unidade do acervo.

O acervo inicial das Minibibliotecas – definido a partir de estudo feito por um comitê multidisciplinar – possuía 37 títulos de vídeo e 108 títulos de publicações impressas, todas elas editadas em linguagem simples e de fácil compreensão, de forma que pudesse atender às necessidades de informação dos agricultores do Semiárido brasileiro

Após distribuições sucessivas, as Minibibliotecas foram implantadas em 205 escolas do ensino fundamental e médio de 8 estados do Semiárido nordestino.

Ao final de 2004, porém, a Embrapa ampliou a abrangência da iniciativa para o Vale do Jequitinhonha (MG), onde beneficiou 50 escolas.  Depois disso, distribuiu Minibibliotecas para 44 municípios do Maranhão, e, em seguida, para mais 160 escolas na região do Semiárido.

Enfim: em meados de 2006 a iniciativa contabilizava a distribuição de quase 500 acervos de Minibibliotecas para centenas de municípios de Alagoas, da Bahia, do Ceará, do Maranhão, de Minas Gerais, da Paraíba, de Pernambuco, do Piauí, do Rio Grande do Norte e de Sergipe.

Do final de 2006 a 2009: novas parcerias e expansão da abrangência

Com a parceria do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra/GO), e da Fundação Banco do Brasil (FBB), no fim de 2006 outros 70 kits de Minibibliotecas foram entregues pela Embrapa a escolas e telecentros localizados em Alagoas, na Bahia, no Ceará, em Goiás, em Minas Gerais, na Paraíba, em Pernambuco, no Piauí, no Rio Grande do Sul e no Tocantins.

Em 2008, por meio de um novo convênio celebrado com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) mais 750 municípios, agora de todo o território nacional e integrados a Consórcios de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local (Consads) e a Centros Familiares de Formação por Alternância (Ceffas), receberam acervos Minibibliotecas da Embrapa.

Além de terem indicado escolas a ser atendidas pelo projeto, tanto os Consads como os Ceffas – estes últimos conhecidos também como Escolas Famílias Agrícolas (EFAs), Casas Familiares Rurais (CFRs) e Escolas Comunitárias Rurais – apoiaram a Embrapa em trabalho de monitoramento pertinente a aplicação de conteúdo das Minibibliotecas em atividades locais das comunidades.

Para atender às plurais necessidades de informação tecnológica do homem do campo, 31 Unidades Descentralizadas da Embrapa contribuíram no processo de identificação dos 174 títulos de publicações que comporiam o acervo em cada região brasileira – Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Em 2009, a parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) possibilitou que as Minibibliotecas se expandissem para 120 Telecentros de Inclusão Digital de comunidades de pescadores artesanais; enquanto a parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) viabilizou a distribuição de 627 Minibibliotecas para escritórios de extensão rural das cinco regiões brasileiras. Além disso, um novo convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) permitiu que 200 comunidades quilombolas recebessem acervos das Minibibliotecas.

Assim, as novas parcerias resultaram não apenas na expansão geográfica e numérica das Minibibliotecas, como também na ampliação e na diversificação de seu público-alvo.

De 2010 a 2014: consolidação e inovação

Entre 2010 e 2011, 100 kits de Minibibliotecas foram entregues a escolas, associações e assentamentos das cinco regiões brasileiras, por intermédio de parcerias internas firmadas com outras Unidades da Empresa, bem como de parceiros da rede de potencialização das Minibibliotecas, organizada a partir de projeto interno desenvolvido pela Embrapa Informação Tecnológica.

E, de 2012 a 2014, quase 2 mil escolas, comunidades e sindicatos rurais de 14 territórios participantes do Plano Brasil Sem Miséria, do Governo Federal, foram contemplados com a entrega de acervos das Minibibliotecas.

Nesse período, além de consolidar a iniciativa, sobretudo com a rede de parceiros formada, a Embrapa inovou ao passar a promover capacitações estratégicas, no contexto de cada território, de profissionais para atuarem como mediadores no uso dos acervos Minibibliotecas.

Nesses doze anos de existência, portanto, além de os acervos das Minibibliotecas serem entregues em mais de 5 mil localidades de todo o território nacional; relatos de professores, de alunos, de agricultores, de extensionistas, de usuários e de outros parceiros das Minibibliotecas, comprovam benefícios do uso do acervo tanto como material didático como de apoio técnico, numa diversidade de ambientes pedagógicos.