GPS – Global Positioning System |
O GPS (Global Positioning System) é o nome do sistema utilizado para navegação e aquisição de medidas precisas de localização geográfica e geodésica, originalmente denominado NAVSTAR (Navigation System with Timing and Tanging). O projeto GPS emergiu de outros sistemas similares de navegação por rádio que surgiram desde os anos 40. Atualmente outros sistemas de GNSS (Global Navigation Satellite Systems) também estão em operação, como é o caso do GLONASS (sistema Russo) ou em desenvolvimento, como o sistema Europeu GALILEO e o sistema Chinês COMPASS. O sistema GPS é dividido em três segmentos:
a) PRECISE POSITIONING SERVICE (PPS) que oferece máxima acurácia e é utilizado pelos militares norte-americanos; e b) STANDARD POSITIONING SERVICE (SPS) para uso dos civis. O controle em solo pode interferir de forma proposital na transmissão de dados, fazendo com que alguns satélites enviem sinas C/A fora da sincronia ideal. Esse efeito gera aquilo que se chama de Selective Availability (S.A.), ou seja, erros de posicionamento que giram em torno de 15 a 100 metros e não podem ser corrigidos, pois os civis não possuem acesso a esse dado de erro implantado. Desde maio de 2000 esse comando foi desativado e os GPS de uso civil passaram a operar com erros que variam de 5 a 15 metros aproximadamente. Para evitar erros de posicionamento muito grandes e melhorar os cálculos baseados em triangulação, os receptores GPS devem captar dados de satélites que estejam bem distantes uns dos outros. Também deve-se evitar toda região que de alguma forma interfira na trajetória do sinal que é emitido pelo satélite e chega ao receptor, pois isso vai acarretar um atraso do sinal e consequentemente aumentar o erro. Recomenda-se que o horizonte no momento da tomada de dados esteja desobstruído em pelo menos 15º e o usuário não esteja em fundos de vales, áreas urbanas próximas a edifícios, linhas de transmissão de alta voltagem, radares, antenas, florestas densas, etc. A acuidade dos dados adquiridos por receptores de uso civil também pode sofrer interferência da atmosfera, que provoca um atraso na trajetória do sinal e essa diferença consequentemente ocasiona erros de posicionamento. Esses erros podem ser detectados por decodificadores que recebem mais de um comprimento de onda (como é o caso dos decodificadores de alta precisão que conseguem ler o código P (frequências L1 e L2), pois cada comprimento de onda possui uma velocidade específica. Os decodificadores de uso civil recebem os códigos C/A que trabalham somente na frequência L1 e por isso não podem ser corrigidos. Também existem receptores de dados GPS de alta precisão, utilizados para levantamentos topográficos, que usam técnicas de processamento para corrigir os dados. GPS-Diferencial (DGPS) Existem também os receptores chamados DGPS (Differential GPS) que operam com processamento contínuo de correção dos sinais e chegam a oferecer dados com precisão em milímetros. Para operação do sistema DGPS é necessária conexão de antena DGPS ao GPS convencional. Para isso, um receptor é colocado fixo em um ponto que possui coordenadas conhecidas enquanto o outro receptor é posicionado no ponto de interesse. A correção das coordenadas de localização ocorre a partir de programas computacionais em tempo real ou após a aquisição. O GPS de coleta não pode estar a mais de 100 km da antena.
Esse serviço pode ser obtido por meio de base própria (antena), também pode ser contratado em vários países pela transmissão de dados via satélites ou por radiodifusão em frequências moduladas que transmitem os dados para correção de posicionamento, mediante contratação dos serviços.
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Características dos Satélites GPS
Tabela das Características dos Satélites GPS (Bloco 1)
Tabela das Características dos Satélites GPS (Bloco 2)
Tabela das Características dos Satélites GPS (Bloco 2R)
Tabela das Características dos Satélites GPS (Bloco IIF)
Vida Útil dos Satélites GPS
Bloco 1Satélite | 1970 | 1980 | 1990 | 2000 | 2010 | 2020 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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GPS 1-1 - (Navstar 1) | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
GPS 1-2 - (Navstar 2) | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
GPS 1-3 - (Navstar 3) | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
GPS 1-4 - (Navstar 4) | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
GPS 1-5 - (Navstar 5) | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
GPS 1-6 - (Navstar 6) | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
GPS 1-7 - (Navstar 7) | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
GPS 1-8 - (Navstar 8) | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
GPS 1-9 - (Navstar 9) | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
GPS 1-10 - (Navstar 10) | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
GPS 1-11 - (Navstar 11) |
Satélite | 1970 | 1980 | 1990 | 2000 | 2010 | 2020 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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GPS 2-1 - (USA 35) | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
GPS 2-2 - (USA 38) | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
GPS 2-3 - (USA 42) | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
GPS 2-4 - (USA 47) | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
GPS 2-5 - (USA 49) | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
GPS 2-6 - (USA 50) | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
GPS 2-7 - (USA 54) | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
GPS 2-8 - (USA 63) | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
GPS 2-9 - (USA 64) |
Bloco 2A
Satélite | 1970 | 1980 | 1990 | 2000 | 2010 | 2020 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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GPS 2-10 - (USA 66) | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
GPS 2-11 - (USA 71) | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
GPS 2-12 - (USA 79) | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
GPS 2-13 - (USA 80) | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
GPS 2-14 - (USA 83) | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
GPS 2-15 - (USA 84) | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
GPS 2-16 - (USA 85) | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
GPS 2-17 - (USA 87) | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
GPS 2-18 - (USA 88) | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
GPS 2-19 - (USA 90) | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
GPS 2-20 - (USA 91) | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
GPS 2-21 - (USA 92) | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
GPS 2-22 - (USA 94) | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
GPS 2-23 - (USA 96) | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
GPS 2-24 - (USA 100) | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
GPS 2-25 - (USA 117) | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
GPS 2-26 - (USA 126) | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
GPS 2-27 - (USA 128) | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
GPS 2-28 - (USA 134) |
Bloco 2R
Satélite | 1970 | 1980 | 1990 | 2000 | 2010 | 2020 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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GPS 2R-1 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
GPS 2R-2 (USA 132) | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
GPS 2R-3 (USA 145) | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
GPS 2R-4 (USA 150) | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
GPS 2R-5 (USA 151) | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
GPS 2R-6 (USA 154) | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
GPS 2R-7 (USA 156) | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
GPS 2R-8 (USA 166) | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
GPS 2R-9 (USA 168) | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
GPS 2R-10 (USA 175) | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
GPS 2R-11 (USA 177) | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
GPS 2R-12 (USA 178) | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
GPS 2R-13 (USA 180) |
Bloco 2RM
Satélite | 1970 | 1980 | 1990 | 2000 | 2010 | 2020 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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GPS 2R-M1 (USA 183) | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
GPS 2R-M2 (USA 190) | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
GPS 2R-M3 (USA 192) | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
GPS 2R-M4 (USA 196) | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
GPS 2R-M5 (USA 199) | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
GPS 2R-M6 (USA 201) | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
GPS 2R-M7 (USA 203) | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
GPS 2R-M8 (USA 206) |
Bloco 2F
Satélite | 1970 | 1980 | 1990 | 2000 | 2010 | 2020 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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GPS 2F-01 (USA 213) | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
GPS 2F-02 (USA 232) | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
GPS 2F-02 (USA 239) | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
GPS 2F-02 (USA 242) | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
GPS 2F-02 (USA 248) |
Lançamento/Operação | |
Operação | |
Operação/Término | |
Falha no Lançamento | |
Em Teste |
Principais Aplicações
Exemplos de aplicações na Embrapa Territorial
Para consultar as fontes de pesquisa navegue nos links atualizados
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