O que é Gestão do Ciclo de Vida (GCV)?
A GCV permite avaliar o desempenho ambiental de produtos desde a extração de recursos ao descarte final do produto. Para realizar a GCV, a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) é a técnica que tem base científica e é reconhecida internacionalmente, padronizada pela série de normas ISO 14040.
Por que utilizar a ACV na avaliação ambiental de produtos e serviços?
A ACV é empregada em vários países para a formulação de políticas públicas. Também é largamente utilizada pelo setor privado, no desenvolvimento de produtos e processos, no desenvolvimento de estratégias de negócios, bem como na comunicação sobre aspectos ambientais de produtos em rótulos ambientais.
No setor agrícola nacional, por exemplo, a ACV pode contribuir para a promoção de uma agricultura mais limpa e para a defesa dos produtos agrícolas brasileiros no mercado internacional. Esta técnica também pode ser usada no contexto do Ecodesign, sendo aplicável à avaliação de impactos de novas tecnologias.
No âmbito do mercado internacional, alguns instrumentos legais exigem a realização de estudos de ACV para a comercialização de produtos. A regulação francesa Grenelle, de 2011, por exemplo, exige certificações baseadas em estudos de ACV para todos os produtos industrializados comercializados naquele país, inclusive os importados. Esta exigência já incide sobre produtos brasileiros, como é o caso da manga, que para entrar no mercado francês precisa informar em rótulo sua pegada de carbono.
Estudos de Avaliação de Ciclo de Vida são um elemento-chave na política energética da União Europeia e de alguns países americanos. México, Chile e Peru trazem em sua legislação a obrigatoriedade da realização de estudos de ACV para biocombustíveis. Isto poderá vir a se tornar uma oportunidade para as exportações de produtos brasileiros, e para tanto, os setores agrícola e agroindustrial precisam estar preparados para a realização de estudos de ciclo de vida de seus produtos.
Estudos desta natureza podem ajudar a consolidar a confiança dos produtos brasileiros nos mercados internacionais.