12/03/15 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Nutrição e Saúde é tema de pesquisas entre cientistas do Brasil e EUA

Nutrição e saúde é um tema que atualmente provoca grande interesse mundial. Estimativas da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) feitas em 2013 revelam que 12,5% da população mundial está subnutrida em termos de consumo energético e 26% das crianças do mundo sofrem de retardo de crescimento. Enquanto isso, 500 milhões de pessoas são obesas. A procura por alimentos nutritivos e com impactos positivos na saúde se faz cada vez mais necessária, requerendo mais ações de pesquisas e inovações para a área de nutrição e saúde. O pesquisador Ricardo Elesbão, de volta a Embrapa Agroindústria Tropical, falou sobre suas experiências sobre esse tema em palestra proferida no ultimo dia 10, terça feira, no auditório da Unidade. O evento foi transmitido por videoconferência para o Sistema Embrapa.

Com o objetivo de contribuir com pesquisas voltadas para o tema, a Embrapa Agroindústria Tropical vem procurando atuar de forma mais direta nessa área. Após retornar de uma temporada no Texas (EUA) onde passou três anos dedicando-se ao assunto, como Pesquisador do Programa Labex e vinculado a Secretaria de Relações Internacionais da Embrapa, Ricardo Elesbão planeja colaborar com outros pesquisadores da Embrapa que trabalham na área de alimentos para interagir com grupos que avaliem efeitos do consumo destes sobre a nutrição e saúde. "A ideia é que eu possa contribuir para que os grupos da Embrapa possam interagir com outros grupos brasileiros ou estrangeiros com o intuito de aprofundar os estudos em alimentos, nutrição e saúde", afirma.

Por meio do Programa Embrapa Labex (Laboratórios Virtuais no Exterior), Elesbão desenvolveu estudos em parceria com grupo de pesquisa da Texas A&M University sobre Biodiversidade e Novos Compostos Bioativos, tema estratégico de interesse mútuo entre a Embrapa e a instituição norte-americana, definido pelo Labex. "A Embrapa define um tema no qual ela tem maior interesse de intercâmbio com um país que realize pesquisas do mesmo nível e direciona o pesquisador para melhorar o intercâmbio de conhecimento nessa área específica", explica.

Durante sua estadia nos Estados Unidos, o agrônomo realizou pesquisas com frutas, sendo a maioria típicas do Brasil, como por exemplo, variedades de acerolas da Embrapa e plantas da família Myrtaceae, que é a família da goiaba e da jabuticaba. O foco da pesquisa era agregar valor a extratos oriundos de espécies de fruteiras tropicais, para promover esses compostos como produtos saudáveis contra inflamações e doenças crônicas. Segundo ele, o objetivo das pesquisas era analisar os componentes dessas frutas para identificar a capacidade de evitar ou retardar inflamações em células humanas, fator que pode resultar em doenças degenerativas.

Além das pesquisas, esse intercâmbio possibilitou que o pesquisador se dedicasse a elaborar estratégias de colaboração entre o Brasil e os Estados Unidos na área estudada, levando pessoas para treinamentos, estabelecendo vias de colaboração e definindo projetos entre os dois países. Desse modo, foi possível promover a aproximação entre a Embrapa e vários institutos americanos, universidades e pesquisadores.

Baseado nas experiências vivenciadas no exterior, Elesbão ressaltou ainda aspectos da atual conjuntura das pesquisas sobre frutas, nutrição e saúde nos Estados Unidos. De acordo com o pesquisador, os produtores de frutas e os industriais do ramo estão em constante contato com as universidades, uma vez que eles procuram as instituições de pesquisas para obter informações sobre a capacidade do produto de trazer benefícios à saúde. "Essas informações são usadas para fazer o marketing de venda dos produtos. Portanto, os produtores estão o tempo todo em contato com as universidades para que os alimentos sejam caracterizados, até mesmo por que, só podem divulgar os benefícios oferecidos pelo produto quando uma instituição de pesquisa comprova esses resultados positivos", revela.

Como funciona o Programa Embrapa Labex

Com o primeiro laboratório virtual implementado nos Estados Unidos, em 1998, o programa consiste em selecionar pesquisadores seniores do quadro da Embrapa por edital competitivo para promover o intercâmbio de suas experiências com outros pesquisadores de laboratórios de pesquisa de alto nível no exterior, durante um período de 2 a 3 anos. Os pesquisadores selecionados participam de equipes e colaboram em projetos de pesquisa de interesse comum, que podem possibilitar a criação de redes de pesquisas científicas internacionais. Esses pesquisadores também dedicam parte do seu tempo a atividades de prospecção de novas oportunidades de articulação institucional. O programa tem como principais objetivos: gerar novos conhecimentos que servirão para desenvolver tecnologias inovadoras para a agricultura brasileira, promover oportunidades de cooperação internacional em pesquisa agropecuária, formar e fortalecer redes multidisciplinares e multi-institucionais e monitorar tendências no cenário internacional.

Ricardo Moura e Alice Sales (estagiária)