08/04/15 |   Gestão Estratégica

Auditoria externa recomenda manutenção da Certificação ISO 9001:2008 da Embrapa Meio Ambiente

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Nos dias 30 e 31 de março de 2015 a Embrapa Meio Ambiente recebeu auditoria externa para certificar a manutenção do atendimento aos requisitos da Norma ABNT ISO 9001:2008 pelo Sistema de Gestão da Qualidade da Unidade.

A Unidade é certificada há 10 anos, desde 2005, na Norma ISO 9001:2008 sob o escopo "Pesquisa, desenvolvimento e transferência de tecnologias na interface agricultura e meio ambiente". Em seu histórico já contempla três processos de recertificação que ocorreram em 2008, 2011 e 2014.

A principal missão da auditoria de acompanhamento, realizada pelo menos uma vez por ano, é confirmar que a instituição certificada continua atendendo aos requisitos estabelecidos na norma de referência e acontece uma vez ao ano.

Dada a característica do escopo da certificação da Embrapa Meio Ambiente, que envolve todos os setores, laboratórios e núcleos, a amostragem para o plano de auditoria não isenta nenhum dos processos/subprocessos. Desta forma, toda a Unidade é passível de auditoria e, assim, se mobiliza de forma geral, para o processo de recebimento da equipe auditora.

A Embrapa Meio Ambiente tem a missão de atuar na interface agricultura (atividades agrícolas, pecuárias, florestais e agroindustriais) e meio ambiente, além da avaliação de impactos e gestão ambiental da agricultura, a sustentabilidade dos sistemas produtivos e do uso dos recursos naturais, a bioprospecção e a biotecnologia ambiental e as interações das mudanças climáticas globais e agricultura.

Segundo Margarete Crippa, representante da direção (RD), este ano a constatação da eficácia do sistema de gestão seguiu por um caminho elaborado por amostragem que, em termos práticos, verificou atendimento à Norma nos processos da Alta Direção (Comprometimento da Chefia com o Sistema), do Núcleo de Desenvolvimento Institucional (Gestão do SGQ), no Núcleo de Comunicação Organizacional (Satisfação Cliente Externo e Organização de Eventos), no Setor de Gestão de Pessoas (Capacitação e treinamento), no Setor de Gestão e Manutenção da Infraestrutura (Realização do trabalho de manutenção), no Setor de Campos Experimentais (Planejamento e acompanhamento do apoio à projetos), na Gestão dos Laboratórios (Normas de funcionamento, Indicadores de desempenho e cronograma de atividades), além de dois laboratórios: Laboratório de Biogeoquímica e Gases Traço e Laboratório de Ecossistemas Aquáticos (Gestão de projetos em andamento). Nesta amostragem, se verificou o cumprimento dos objetivos da Política da Qualidade nos processos auditados.

Certificação completa 10 anos

Para Mara Luck Mendes, que liderou a equipe de implementação do Sistema há 10 anos, quando se decide implantar e certificar um Sistema de Gestão da Qualidade, há que se encarar a tarefa, por mais difícil que seja, como algo possível de ser executada. Mara lembrou a disciplina necessária para cumprir um bom planejamento, questão colocada como fundamental pelo então chefe-geral, Paulo Kitamura ainda no início dos trabalhos. "Revendo o caminho percorrido, vejo que foi fundamental a liderança comprometida que tivemos," disse.

Para ela, o grande desafio do sistema da qualidade, que agora completou uma década de certificação não foi a implantação, mas a manutenção, o necessário amadurecimento e consolidação. "Esses sim são desafios diários, conjunturais, às vezes até aparentemente intransponíveis, mas vencidos, felizmente até o momento, com muito trabalho, seriedade e flexibilidade. Aliás, flexibilidade a meu ver, foi a grande contribuição da atual gestão da Unidade para consolidar o sistema da qualidade como um sistema de gestão da Unidade," finalizou ela.

O que é ISO

A ISO (International Organization for Standardization - Organização Internacional de Normalização) é uma organização não-governamental, fundada em 1947, com sede em Genebra, na Suíça, que visa estabelecer normas que representem e traduzam o consenso dos diferentes países do mundo. No caso da ISO 9001:2008 ela define os requisitos mínimos que uma empresa deve atender para poder ter um certificado e divulgar ao mundo que possui um sistema de gestão da qualidade compatível com os mais altos padrões internacionais de qualidade e gestão.

Certificação promove melhorias nos processos

A competição e as exigências crescentes no cenário corporativo globalizado tornaram as empresas mais preocupadas com a satisfação de seus clientes, com a obtenção de resultados e com a melhoria de seus produtos e processos. Conceitos de qualidade são objeto de trabalho das organizações há décadas, com objetivos de se desenvolver um ambiente qualificado para a geração de produtos e serviços cada vez mais eficientes e adequados ao ponto de vista da satisfação do cliente. Contudo, essas preocupações e abordagens relativas a qualidade sofreram mudanças e evoluíram com o tempo, e são elas que, hoje, são as formadoras dos modelos aplicáveis nos sistemas de gestão da qualidade (SGQ).

Desta forma, A obtenção do selo ISO 9001 promove melhorias consideráveis os processos internos das empresas, porque evita desperdícios e retrabalhos. Em outro ponto, melhora substancialmente o fluxo comunicacional entre as pessoas e entre os setores, propiciando identificação de problemas, o que possibilita a intervenção com mais agilidade e praticidade.

Marcos Alexandre Vicente (MTbE 19.027 MG)
Embrapa Meio Ambiente

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