Embrapa debate desafios e oportunidades para o setor de alimentos e bebidas na Anufood Brazil 2022
Embrapa debate desafios e oportunidades para o setor de alimentos e bebidas na Anufood Brazil 2022
Foto: Fernando Malavazi
Evento reuniu a Associação Brasileira de Alimentos; Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes; Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães e Bolos Industrializados; Associação Brasileira de Nozes, Castanhas e Frutas Secas e a Associação Brasileira de Veganismo
A Embrapa e representantes das principais associações da indústria de alimentos e bebidas debateram, na tarde do dia 13, os desafios e oportunidades para o setor, no espaço Food Trends da Anufood Brazil 2022.
O evento reuniu a Associação Brasileira de Alimentos (ABIA), a Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS), a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães e Bolos Industrializados (ABIMAPI), a Associação Brasileira de Nozes, Castanhas e Frutas Secas (ABNC) e a Associação Brasileira de Veganismo com o objetivo de apontar para a pesquisa agropecuária demandas e possíveis soluções que podem ser viabilizadas por intermédio de projetos de inovação aberta com as empresas desses setores.
André Dutra, chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro, RJ), destacou as ações de sustentabilidade da Embrapa como o desenvolvimento de protocolos para a descarbonização nas cadeias produtivas da carne, leite, soja e café, bem como as inovações e soluções tecnológicas que visam atender desafios do mercado de alimentos e bebidas e características que agregam valor para consumidores brasileiros como a valorização dos produtos da biodiversidade, a redução de perdas e desperdícios e a promoção da economia circular.
Demandas para a pesquisa
O uso sustentável de produtos da biodiversidade brasileira, especialmente frutas e castanhas como ingredientes para os Sorvetes Marca Brasil, é a principal demanda da ABIS. “Para isso queremos conectar fabricantes e fornecedores, que são nossos associados, com a Embrapa e promover capacitação para agricultores familiares e extrativistas a fim de melhorar a qualidade e a segurança desses produtos e também contribuir com o desenvolvimento local, a geração de emprego e renda e a fixação desses trabalhadores na região”, defendeu Eduardo Weisberg, presidente da associação.
Para o presidente da ABNC, José Eduardo Cardoso, estimular o consumo de nozes e castanhas no País é uma alternativa importante para promover uma alimentação mais saudável e nutritiva para a população, uma vez que são ricas em zinco, ferro, cálcio e selênio e possuem propriedades funcionais, além de gerar renda aos extrativistas e agricultores e garantir a manutenção da floresta em pé.
As nozes e castanhas estão presentes em todos os biomas brasileiros, a exemplo do baru no Cerrado, a noz pecã nos Pampas, a castanha-do brasil na Amazônia, a macadâmia na Mata Atlântica, a castanha de caju no Nordeste e a Macaúba em diversas regiões. Mas, os desafios do setor, para os quais precisam do apoio da pesquisa agropecuária, estão vinculados principalmente a questões sanitárias e para o registro dos produtos pelas pequenas culturas (minor crops).
Os principais desafios para as empresas da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães e Bolos Industrializados, de acordo com Sonia Romani, sua diretora técnica, estão nas novas legislações, prestes a entrar em vigência, tais como a rotulagem frontal (outubro/2022) – em relação aos teores de açúcares nos alimentos, para a redução de sódio, quanto aos alimentos considerados integrais (22/abril/2022) e a exigência da logística reversa de embalagens.
Mas, a principal e mais urgente demanda do segmento em relação à contribuição da Embrapa é buscar a autossuficiência do trigo, em razão do risco do prolongamento da guerra entre Rússia e Ucrânia, principais países exportadores do grão, e o consequente impacto na elevação do preço do trigo no Brasil.
Alexandre Novachi, diretor de Assuntos Regulatórios e Científicos da ABIA – entidade que reúne 120 empresas do segmento – destacou que são quatro os desafios principais do setor: o combate à fome, a segurança alimentar, o respeito às questões ambientais e a transformação digital, e que é necessário trabalhar no combate à desinformação, porque há muito mito e informação desvinculada de comprovação científica circulando entre a população a respeito desses temas, além da necessidade de também se combater a fraude alimentar.
“Hoje os consumidores estão em busca de novidades, de produtos diferenciados que tenham confiabilidade e qualidade, sejam eles veganos ou não. E, quando o produto possui certificação, o interesse é maior, porque se agrega valor àquela marca”, lembrou Laura Kim, presidente da Associação Brasileira de Veganismo. A associação já creditou, a pedido de empresas do setor de alimentos e bebidas, mais de 3.200 produtos certificados como veganos.
Anufood
A Anufood Brazil é o maior evento nacional do setor de alimentos e bebidas, e nessa terceira edição em que a Embrapa participa como parceira estratégica, o evento deve receber mais de 15 mil visitantes nacionais e internacionais que atuam direta ou indiretamente na indústria de alimentos e bebidas, interessados em novos produtos, tendências e boas práticas que serão apresentadas pelos mais de 300 expositores do evento.
Serviço
Anufood Brazil 2022 (https://www.anufoodbrazil.com.br/)
Data: 12 a 14 de abril de 2022
Horário: 10h às 19h
Local: São Paulo Expo
Endereço: Rodovia dos Imigrantes Km 1,5 - Vila Água Funda, São Paulo – SP
Localização Estande Embrapa: Rua D-600
Site da Embrapa na Anufood Brazil 2022 (https://www.embrapa.br/embrapa-na-anufood-2022)
Selma Lúcia Lira Beltrão (JP DRT 2490/DF)
Secretaria de Inovação e Negócios (SIN)
Contatos para a imprensa
selma.beltrao@embrapa.br
Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/