Estratégias de comunicação como ferramenta de incentivo ao consumo de hortaliças pelo público infantil
Estratégias de comunicação como ferramenta de incentivo ao consumo de hortaliças pelo público infantil
Foto: BELLO, Liliane
Atualmente, é divulgado em inúmeras bibliografias que uma das principais causas da melhor qualidade de vida do ser humano decorre do consumo habitual de hortaliças e frutas nas refeições diárias. Apesar de todo esse esforço, o consumo de hortaliças no Brasil ainda é baixo em relação a muitos países e observa-se que o consumo de produtos industrializados vem aumentando expressivamente. Também foi levantado em uma pesquisa do IBGE que o consumo de frutas e hortaliças é muito inferior ao mínimo necessário para proteção da saúde, estipulado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 400g/dia. Diante deste cenário, o projeto pretende desenvolver ações estratégicas para promover o consumo de hortaliças no país, contando com o apoio de instituições parceiras interessadas na promoção da alimentação saudável. Para maior eficácia das estratégias, a proposta delimita como público de maior interesse o infantil, uma vez que a criança pode intervir tanto no ambiente de consumo familiar quanto na adoção futura de bons hábitos alimentares. Dessa forma, serão realizadas ações de comunicação dirigida que incentivem o consumo de hortaliças pelo público infantil, bem como estimulem a mudança de hábitos familiares. As ações devem ser desenvolvidas em forma de campanha, utilizando-se de diversos veículos informativos e interativos, interligados de forma estratégica. Assim, propõe-se a criação de peças de comunicação, tais como materiais impressos e eletrônicos com apelo lúdico e informativo, contendo atividades recreativas adequadas para o público infantil.
Ecossistema: Amazônico, Extremo Sul, Floresta Atlântica, Florestas Semideciduais e Estacionais, Meio Norte, Pantanal, Região Caatinga e Florestas deciduais, Região dos Cerrados, Região dos Pinheirais
Situação: concluído Data de Início: Fri Apr 01 00:00:00 GMT-03:00 2011 Data de Finalização: Mon Mar 31 00:00:00 GMT-03:00 2014
Unidade Lider: Embrapa Hortaliças
Líder de projeto: Leandro Santos Lobo
Contato: leandro.lobo@embrapa.br
Palavras-chave: Comunicação, Consumo, Hortaliças, Nutrição