Desenvolvimento de leite achocolatado com probiótico utilizando metodologia baseada no consumidor.

Enter multiple e-mails separated by comma.

imagem

Author(s): OLIVEIRA, D. C. R.; CAIMI, D.; JAUNARENA, I.; LORENZO, I.; ARES. G.; DELIZA, R.; GIMÉNEZ, A.

Summary: O desenvolvimento de produtos inovadores é fundamental para as indústrias como estratégia para manter e alcançar o sucesso no mercado. No presente estudo foi utilizada metodologia descritiva para o desenvolvimento de leite achocolatado (4,5% e 9% de açúcar e 1,5% e 2,5% de cacao) com probiótico (8,2 x 106UFC/mL de Lactobacillus acidophilus), a saber: Marque tudo que se aplica (CATA) através da participação de oitenta consumidores. Essa metodologia foi aplicada visando caracterizar sensorialmente a bebida e obter informações sobre os atributos que dirigiram a preferência do consumidor, a fim de alcançar um produto com elevada aceitação. Foi possível desenvolver leite achocolatado com probiótico não fermentado com adequada aceitabilidade. A amostra preferida foi formulada com elevado conteúdo de açúcar e cacao, indicando que essas características dirigiram a preferência. As questões CATA propiciaram bom poder discriminativo entre as amostras, sugerindo que a metodologia rápida de caracterização sensorial foi eficiente quando aplicada no desenvolvimento do produto.

Publication year: 2016

Types of publication: Paper in annals and proceedings

Observation

Some of Embrapa's publications are published as ePub files. To read them, use or download one of the following free software options to your computer or mobile device. Android: Google Play Books; IOS: iBooks; Windows and Linux: Calibre.

 


Access other publications

Access the Agricultural Research Database (BDPA) to consult Embrapa's full library collection and records.
Visit Embrapa Bookstore to purchase books and other publications sold by Embrapa.