Construção social de mercados: planejamento e acesso ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)
Construção social de mercados: planejamento e acesso ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)
Foto: XAVIER, José Humberto Valadares
O acesso aos mercados é considerado um dos principais entraves ao desenvolvimento da agricultura familiar. A compra de produtos por parte do poder público pode ser estratégica para a agricultura familiar. A metodologia proposta busca sistematizar os passos necessários para acessar o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Este acesso foi construído por meio de uma cooperativa. As fases propostas são as seguintes: a) Identificação de demanda de produtos pela prefeitura municipal; b) Mobilização dos agricultores interessados; c) Reuniões de planejamento; d) Formação de grupos de interesse por produto; e) Organização dos documentos para acesso ao Programa; f) Elaboração de projeto de venda; g) Acompanhamento da entrega dos produtos e emissão de documento fiscal; h) Efetuação de pagamento aos agricultores.
Esta solução tecnológica foi desenvolvida pela Embrapa em parceria com outra(s) instituição(ões).
Metodologia: Metodologia técnico-científica Ano de Lançamento: 2015
País: Brasil Região: Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste, Sul Bioma: Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pampa, Pantanal
Unidade Responsável: Embrapa Cerrados
Unidades Participantes: Embrapa Cerrados
Palavras-chave: Metodologia, Desenvolvimento sustentável, Agricultura familiar, Comercialização