Unidade
Embrapa Cerrados
Estratégias de comunicação como ferramenta de incentivo ao consumo de hortaliças pelo público infantil
Busca de Projetos
Estratégias de comunicação como ferramenta de incentivo ao consumo de hortaliças pelo público infantil
Foto: BELLO, Liliane
Atualmente, é divulgado em inúmeras bibliografias que uma das principais causas da melhor qualidade de vida do ser humano decorre do consumo habitual de hortaliças e frutas nas refeições diárias. Apesar de todo esse esforço, o consumo de hortaliças no Brasil ainda é baixo em relação a muitos países e observa-se que o consumo de produtos industrializados vem aumentando expressivamente. Também foi levantado em uma pesquisa do IBGE que o consumo de frutas e hortaliças é muito inferior ao mínimo necessário para proteção da saúde, estipulado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 400g/dia. Diante deste cenário, o projeto pretende desenvolver ações estratégicas para promover o consumo de hortaliças no país, contando com o apoio de instituições parceiras interessadas na promoção da alimentação saudável. Para maior eficácia das estratégias, a proposta delimita como público de maior interesse o infantil, uma vez que a criança pode intervir tanto no ambiente de consumo familiar quanto na adoção futura de bons hábitos alimentares. Dessa forma, serão realizadas ações de comunicação dirigida que incentivem o consumo de hortaliças pelo público infantil, bem como estimulem a mudança de hábitos familiares. As ações devem ser desenvolvidas em forma de campanha, utilizando-se de diversos veículos informativos e interativos, interligados de forma estratégica. Assim, propõe-se a criação de peças de comunicação, tais como materiais impressos e eletrônicos com apelo lúdico e informativo, contendo atividades recreativas adequadas para o público infantil.
Ecossistema: Amazônico, Extremo Sul, Floresta Atlântica, Florestas Semideciduais e Estacionais, Meio Norte, Pantanal, Região Caatinga e Florestas deciduais, Região dos Cerrados, Região dos Pinheirais
Situação: concluído Data de Início: Fri Apr 01 00:00:00 GMT-03:00 2011 Data de Finalização: Mon Mar 31 00:00:00 GMT-03:00 2014
Unidade Lider: Embrapa Hortaliças
Líder de projeto: Leandro Santos Lobo
Contato: leandro.lobo@embrapa.br
Palavras-chave: Comunicação, Consumo, Hortaliças, Nutrição