17/10/18 |   Technology Transfer

Embrapa Hortaliças lança "Página do Produtor" no Dia Mundial da Alimentação

Enter multiple e-mails separated by comma.

Página do Produtor (www.embrapa.br/hortalicas/pagina-do-produtor)  é o novo lançamento da Embrapa Hortaliças (Brasília, DF) apresentado em 16 de outubro, como parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e do Dia Mundial da Alimentação. No novo espaço , disponível a partir dessa data, podem ser acessados conteúdos relacionados às pesquisas desenvolvidas com batata-doce, cebola, batata, alho, cenoura, mandioquinha-salsa e berinjela, hortaliças que vão receber em breve a companhia do tomate e da pimenta.

De acordo com o analista Henrique Carvalho, idealizador da página, a iniciativa teve como base a demanda crescente por informações sobre as hortaliças, identificada nos registros do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), e que gerou a necessidade de se pensar em outras ferramentas que pudessem oferecer respostas de maneira ágil e dinâmica. 

“O objetivo da construção da ‘Página do Produtor’ foi o de disponibilizar informações, no tempo e na hora, sobre as hortaliças mais demandadas e consideradas economicamente relevantes dentro da cadeia produtiva”, explica carvalho, que acrescenta: “Todo o conhecimento gerado nesses 45 anos de pesquisas da Embrapa e de instituições parceiras com essas hortaliças está reunido nesse espaço, por produto”.   

Na apresentação, o analista observou que o público-alvo a quem se destina as informações faz, obviamente, parte do universo rural – produtores e extensionistas –, mas ao mesmo tempo a abrangência do conteúdo permite que ele possa ser útil para qualquer pessoa que tenha interesse em conhecer mais sobre as hortaliças que fazem parte de sua dieta alimentar, ou por qualquer outra motivação.

Segundo ele, uma das vantagens da ferramenta é a de possibilitar o acesso, num mesmo espaço, a conhecimentos antes obtidos de forma pontual. “A ‘Página do Produtor’ trata cada uma dessas hortaliças em todos os formatos disponíveis na internet – html, publicações em pdf, vídeos e notícias publicadas no portal, elaboradas na Unidade ou por outros veículos de divulgação”, acentuou. 

30 mil acessos: A fim de mensurar a percepção do público ante a novidade, a “Página do Produtor” ficou disponível no período de 1º de setembro a 1º de outubro de 2018. Sem divulgação prévia, o conteúdo da página ficou acessível apenas às pessoas que buscavam informações sobre a produção de hortaliças nos sites de busca, como Google, Yahoo ou MSM, por exemplo. O fluxo e o comportamento desses acessos foram monitorados através de ferramentas que levantam indicadores de acesso à internet.

Os resultados não decepcionaram. Em 30 dias de testes, sem qualquer divulgação, foram computados mais de 30 mil acessos, tornando-se um destaque entre todas as páginas do site da Embrapa Hortaliças. Além disso, 69 das 100 páginas mais visitadas do portal foram a “Página do Produtor”. “A aceitação do formato e especialmente do conteúdo foi tamanha que, em aproximadamente 60% das visitas, os leitores se sentiram estimulados a continuar navegando, caso pouco comum em se tratando do comportamento de navegação na internet”, resumiu Carvalho. 

Anelise Macedo (MTB 2.749/DF)
Embrapa Hortaliças

Press inquiries

Phone number: (61) 3385-9109

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/

Image gallery