Desenvolvimento de material genético melhorado e tecnologias de produção de erva-mate - Fase II

Enter multiple e-mails separated by comma.

*Content only available in Portuguese

imagem

Photo: WENDLING, Ivar

A erva-mate hoje é cultivada em mais de 180 mil propriedades rurais, em especial na agricultura familiar. No entanto, o sistema de produção ainda é, em sua maioria, baseado em conhecimentos tradicionais e plantios com pouco grau de melhoramento genético. Este projeto está em sua segunda fase e tem como objetivo desenvolver material genético melhorado e tecnologias de produção de erva-mate para os Estados do Sul do Brasil e Mato Grosso do Sul e implantar uma base experimental de campo para a formação de rede interdisciplinar e interinstitucional permanente de pesquisa com a espécie.Pretende-se avançar no desenvolvimento, multiplicação, conservação e disponibilização de material genético melhorado; na formação de base de melhoramento e desenvolvimento de estudos para viabilizar a silvicultura da erva-mate no Estado do Mato Grosso do Sul; no desenvolvimento de estudos de biotecnologia e multiplicação; na caracterização genética e morfológica e no desenvolvimento de descritores e registro de germoplasma melhorado; na avaliação da demanda nutricional nas fases iniciais de cultivo no três Estados do Sul do Brasil; na avaliação sensorial e de compostos bioativos por tecnologias tradicionais e NIR (Near Infra Red), bem como na transferência de tecnologias referentes ao tema. Haverá o fortalecimento da rede de pesquisa em erva-mate, coordenada pela Embrapa, envolvendo diferentes instituições e pesquisadores de várias áreas do conhecimento. Os resultados a serem gerados destinam-se a produtores, extensionistas, empresários, professores e pesquisadores e serão divulgados por meio de publicações científicas, dias-de-campo, palestras e eventos técnicos. Outro ponto importante é que a geração de material genético com qualidade desejada pelo mercado consumidor permitirá melhorias na implantação e exploração de ervais plantados, tanto em sistemas de consórcio como solteiros, diminuindo a exploração predatória sobre os ervais nativos.

Status: Completed Start date: Fri Aug 01 00:00:00 GMT-03:00 2014 Conclusion date: Tue Jul 31 00:00:00 GMT-03:00 2018