Neofobia dos consumidores de carnes bovina e ovina às novas tecnologias de alimentos.

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Author(s): MAURÍCIO, R. A.; BONINI, J. A. D.; NASSU, R. T.

Summary: Introdução: A aceitação de um novo produto depende, além da sua qualidade, de aspectos fisiológicos e psicológicos do consumidor. Testes afetivos predizem a aceitabilidade de um produto no mercado, porém há influencia de crenças e valores dos consumidores. O medo do consumo de alimentos que empregam novas tecnologias de fabricação é um exemplo de fator interferente. Objetivo: estimar as propriedades psicométricas da Escala de Neofobia em relação à Tecnologia de Alimentos (Food Technology Neophobia Scale - FTNS) quando aplicada à consumidores de carne vermelha. Metodologia: Participaram 262 indivíduos presentes em um teste sensorial de carne bovina e ovina com revestimento comestível. Utilizou-se o FTNS e realizou-se análise fatorial confirmatória (AFC) e exploratória (AFE). Para AFC foram considerados os índices de ajustamento λ ≥ 0,40; χ2 /gl≤,0; CFI e TLI ≥ 0,90 e RMSEA ≤ 0,10. A validade convergente foi avaliada pela Variância Extraída Média (VEM ≥ 0,50), a confiabilidade pela Confiabilidade Composta (CC ≥ 0,70) e Coeficiente alfa de Cronbach, (α ≥ 0,70). Resultados: O modelo original do FTNS com 13 itens e 4 fatores apresentou ajustamento insatisfatório aos dados e foi refinado. O modelo final foi obtido por AFE composto por 6 itens e 2 fatores (λ = 0,48 ? 0,76; χ2/gl = 2,2; CFI = 0,98; TLI = 0,95; RMSEA = 0,07), sendo eles ?percepção de risco? (PR) (itens 2, 3,9 e 10) (média=3,70, desvio-padrão (DP)=1,05) e ?novas tecnologias são desnecessárias? (NT) (itens 4 e 12) (média=1,87, DP=1,02). Observou-se que a maioria dos participantes foram neutros em relação à percepção de risco e, discordam que novas tecnologias são desnecessárias. A variância extraída média (VEM) e a confiabilidade composta (CC) do fator PR esteve comprometida (VEM=0,33; fator NT: VEM= 0,53). O coeficiente alfa de Cronbach foi abaixo (PR =0,630; NT=0,536). Isso pode ser explicado pelo número reduzido de itens neste modelo. Porém, como os índices de ajustamento foram adequados, avaliou-se o referencial teórico e o modelo foi aceito. Conclusão: A neofobia a novas tecnologias de alimentos de consumidores de carne bovina e ovina, foi composta pela percepção de risco e percepção de que novas tecnologias são desnecessárias.

Publication year: 2020

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