Dinâmica da fertilidade dos solos nas áreas dos corredores agroecológicos dentro de uma abordagem integral: caracterização e acompanhamento de aspectos químicos, físicos e biológicos.

Enter multiple e-mails separated by comma.

imagem

Author(s): PEREIRA, C. D.; NIVA, C. C.; REIS JUNIOR, F. B. dos; ALCANTARA, F. A. de; CHAER, G. M.; MALAQUIAS, J. V.; MENDES, I. de C.; MACHADO, C. T. de T.

Summary: Resumo ? O objetivo desse estudo foi caracterizar a fertilidade dos solos ava- liando aspectos químicos, físicos e biológicos para interpretar o funcionamento dos corredores agroecológicos implantados nas Fazendas Corinalves (Catalão, GO) e Piracanjuba (Silvânia, GO). Na Fazenda Corinalves, o cultivo dos cor- redores, com correção e adubação balanceadas, melhoraram a fertilidade do solo. Na Fazenda Piracanjuba, uma área naturalmente mais fértil, a introdução desse sistema manteve ou melhorou a fertilidade. Quanto à atividade micorrízi- ca, de maneira geral, a densidade de glomerosporos e os teores de glomalina diminuíram, mas o potencial de inóculo permaneceu estável. Para as enzimas indicadoras da qualidade de solo, na Corinalves, houve diminuição da atividade da β-glicosidase, arilsulfatase e fosfatase ácida após a implantação dos corre- dores, com recuperação no ano seguinte; na Piracanjuba, as atividades dessas enzimas não variaram. A riqueza de microminhocas aumentou no segundo ano de cultivo dos corredores apenas na Piracanjuba, mas os resultados da ativi- dade da fauna edáfica foram inconclusivos para mostrar o efeito dos corredo- res. Variações nos componentes químicos, físicos e biológicos dos solos, por mudanças no uso da área e manejo, ocorrem a médio e a longo prazo, pela natureza dinâmica desses atributos. Avaliações subsequentes são necessárias para a validação dos corredores agroecológicos como sistema de produção.

Publication year: 2021

Types of publication: Books

Observation

Some of Embrapa's publications are published as ePub files. To read them, use or download one of the following free software options to your computer or mobile device. Android: Google Play Books; IOS: iBooks; Windows and Linux: Calibre.

Access other publications

Access the Agricultural Research Database (BDPA) to consult Embrapa's full library collection and records.
Visit Embrapa Bookstore to purchase books and other publications sold by Embrapa.