Construção social de mercados: planejamento e acesso ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)

Enter multiple e-mails separated by comma.

*Content only available in Portuguese

imagem

Photo: XAVIER, José Humberto Valadares

O acesso aos mercados é considerado um dos principais entraves ao desenvolvimento da agricultura familiar. A compra de produtos por parte do poder público pode ser estratégica para a agricultura familiar. A metodologia proposta busca sistematizar os passos necessários para acessar o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Este acesso foi construído por meio de uma cooperativa. As fases propostas são as seguintes: a) Identificação de demanda de produtos pela prefeitura municipal; b) Mobilização dos agricultores interessados; c) Reuniões de planejamento; d) Formação de grupos de interesse por produto; e) Organização dos documentos para acesso ao Programa; f) Elaboração de projeto de venda; g) Acompanhamento da entrega dos produtos e emissão de documento fiscal; h) Efetuação de pagamento aos agricultores.

Esta solução tecnológica foi desenvolvida pela Embrapa em parceria com outra(s) instituição(ões).

Methodology: Methodology Launch year: 2015

Country: Brazil Region: Central-West, Northeast, Southeast Biome: Amazon Rainforest, Cerrado, Atlantic Rainforest, Caatinga, Pampa, Pantanal

Responsible Unit: Embrapa Cerrados

Participating Units: Embrapa Cerrados

Image gallery