Projetos

Interação microbioma-hospedeiro: prospecção e validação de biomarcadores de interesse agropecuário e descoberta de alvos terapêuticos em bovinos

Duas características cruciais da pecuária são a eficiência alimentar (EA) e a emissão de metano entérico (EM) dos animais. Estudos utilizando diferentes tecnologias ômicas relataram que a microbiota ruminal pode promover variações fenotípicas no hospedeiro a curto e longo prazo. Existem muitas teorias possíveis para a comunicação interespécies entre a microbiota e as células hospedeiras, como por meio de proteínas, RNA e metabólitos, que podem ser transportados por todo o corpo do hospedeiro por meio de vesículas extracelulares (EVs). Pequenos RNAs não codificantes (sRNAs), como os microRNAs (miRNAs), representam candidatos promissores a uma "linguagem comum" entre as espécies, pois são produzidos por todos os organismos vivos e podem ser transportados por todo o corpo do hospedeiro por EVs. Estudos recentes sugerem que os miRNAs podem regular a expressão gênica bacteriana e, assim, influenciar a composição do microbioma. Além disso, as observações de estudos suportam a existência de RNAs em organismos procarióticos semelhantes aos miRNAs (msRNAs), capazes de regular a expressão gênica do hospedeiro. A hipótese para este projeto é que o hospedeiro pode regular sua microbiota através da ação de elementos reguladores (como miRNAs) e da interação entre genes, assim como os microrganismos podem regular várias vias metabólicas do hospedeiro por meio de msRNA e proteínas específicas. Uma segunda hipótese a ser considerada é de que os EVs podem transportar esses mediadores primários nas comunicações microbiota-hospedeiro. O objetivo principal deste estudo é investigar a interação e regulação molecular entre os hospedeiros e microrganismos associados à eficiência alimentar e emissão de metano em bovinos, bem como investigar a presença de miRNAs e msRNA transportados por vesículas extracelulares que poderiam ser usados para fins terapêuticos e para melhorar as características do gado

Situação: em execução Data de Início: Fri Sep 01 00:00:00 GMT-03:00 2023 Data de Finalização: Thu Aug 31 00:00:00 GMT-03:00 2028

Unidade Lider: Embrapa Pecuária Sudeste

Líder de projeto: Luciana Correia de Almeida Regitano