Rastreabilidade

Conteúdo atualizado em: 21/02/2022

Autor

Geovani Bernardo Amaro - Embrapa Hortaliças

 

Capacidade de investigar o histórico, a aplicação ou a localização de um item ou de uma atividade (ou itens ou atividades semelhantes) por meio de informações devidamente registradas. É a prática da identificação e acompanhamento dos produtos desde a sua origem até o consumidor final, passando por diversas etapas da cadeia produtiva, como comercialização, processamento, atacadistas e varejistas.

Na indústria de alimentos, o objetivo da rastreabilidade é permitir, rapidamente, o resgate do histórico do produto e de seu processo de produção, do campo ao prato, atuando como mecanismo fundamental na segurança alimentar da população. A rastreabilidade permite a identificação localizada de problemas no processo para correções e ajustes. Porém, a ênfase desta prática não é somente para o controle e fiscalização, mas o reconhecimento do mérito daqueles que produzem com qualidade. É importante que os agricultores que produzem pimentas colhidas no ponto certo de maturação, livres de podridões e outros defeitos dos frutos, limpos e bem embalados, sejam reconhecidos e valorizados. Por isso é necessário que as embalagens com pimentas recebam etiquetas com informações básicas, tais como: identificação do produtor, local de origem, data da colheita e tipo de pimenta. Os outros setores da cadeia produtiva manter e acrescentam outras informações de igual importância.    

A rastreabilidade permitirá também a identificação e o reconhecimento de agricultores com produtos diferenciados, que poderão conseguir melhores preços no mercado. Ainda possibilitará o reconhecimento da participação dos agricultores nos produtos processados comercializados nas prateleiras dos grandes centros nacionais.