Embrapa Clima Temperado
Filtrar por:
O cultivo da maçã é muito importante econômica e socialmente para o país, seja pelo volume comercializado Situação: concluído Data de Início: Sat Mar 01 00:00:00 GMT-03:00 2014 |
O Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do mundo. A maioria dessa produção é comercializada no mercado interno, mas um volume importante não chega ao consumidor devido às altas perdas pós-colheita (30-40%). A região Sul do Brasil caracteriza-se pela produção e comercialização de frutas de clima temperado, entre elas, o pêssego, a maçã, o morango e o melão são importantes econômica e socialmente, seja pelo volume comercializado bem como pela geração de empregos e fixação o homem no campo. ... Situação: concluído Data de Início: Fri Oct 01 00:00:00 GMT-03:00 2010 |
A produção e comercialização de frutas de caroço no Brasil é uma importante atividade agrícola que contribui Situação: concluído Data de Início: Sun Jun 01 00:00:00 GMT-03:00 2014 |
As pequenas frutas, de um modo geral, permitem obter altas produções, em pequenas áreas. Além disso, o Situação: concluído Data de Início: Sun Apr 01 00:00:00 GMT-03:00 2007 |
O cultivo de forrageiras de inverno é de extrema importância para o aumento da produtividade e eficiência da pecuária na Região Sul do Brasil, especialmente, em se tratando de leguminosas, que proporcionam maior ganho de peso animal pelo aumento de qualidade da forragem que será consumida. Permite melhor distribuição da produção de forragem ao longo do ano; maior cobertura, proteção e exploração do solo, além de contribuir com a economia nos gastos com adubação nitrogenada e maior eficiência na ... Situação: concluído Data de Início: Sat Jul 01 00:00:00 GMT-03:00 2017 |
A produção brasileira de batata é orientada ao mercado interno. A maior parte das 3,6 milhões de toneladas é comercializada “in natura”; apenas 15% é destinada à indústria (palitos pré-fritos, 52%; “chips”, 34%; batata palha, 14%). O consumo de batata adquirida “in natura” tem diminuído, ao passo que de batata processada tem aumentado significativamente, principalmente de palitos pré-fritos congelados. O consumo de batata “chips” tem crescido pouco, enquanto que o de batata palha continua aument ... Situação: concluído Data de Início: Mon Aug 01 00:00:00 GMT-03:00 2016 |
O agronegócio da batata envolve cerca de 1,5 mil produtores numa área de produção anual de cerca de 100 mil hectares. O cultivo contribui também para renda e segurança alimentar de milhares de pequenos produtores, que cultivam cerca de 20 mil hectares. A produção brasileira, alicerçada em poucas cultivares oriundas da Europa e da América do Norte, serve basicamente para o abastecimento do mercado interno, sendo 65% canalizado para o mercado fresco, 15% para indústria de chips e palha e 12% para ... Situação: concluído Data de Início: Tue Jan 01 00:00:00 GMT-03:00 2008 |
A produção de morangos no Brasil apresenta grande importância e vem se expandindo a cada ano. Essa cultura apresenta ainda grande importância do ponto de vista social, uma vez que a maioria das áreas são cultivadas em propriedades com base na agricultura familiar, significando maior renda para a família, geração de empregos e fixação do homem ao campo. Apesar da importância, várias são as lacunas tecnológicas e poucas são as instituições de pesquisa envolvidas na pesquisa com o morangueiro atual ... Situação: concluído Data de Início: Mon Mar 01 00:00:00 GMT-03:00 2010 |
A batata é a hortaliça mais importante do País, com uma produção anual de 3,4 milhões de toneladas, em 100 mil ha no agronegócio e 30 mil ha na agricultura familiar. A produção é suficiente para abastecer os mercados de comercialização in natura e indústrias de chips e batata palha. Entretanto, a batata ofertada no mercado de comercialização in natura, em geral, não atende às exigências dos consumidores em relação às características culinárias, e a matéria-prima fornecida às indústrias de batata ... Situação: concluído Data de Início: Fri Apr 01 00:00:00 GMT-03:00 2011 |
As pequenas frutas, de um modo geral, permitem obter altas produções em pequenas áreas e, devido às suas características, também em sistema orgânico. Entretanto, o cultivo de amora-preta e mirtilo é ainda pouco expandido no Brasil. Por outro lado, o fruticultor brasileiro precisa de novas opções de produtos, com apelo comercial, e o mirtilo e a amora-preta fazem parte dessas opções, visto que podem conquistar produtores e consumidores por suas propriedades funcionais e multiplicidade de uso d ...Situação: concluído Data de Início: Mon Apr 01 00:00:00 GMT-03:00 2019 |