Evento virtual

XIII Jornada Científica - Embrapa Pecuária Sudeste

Normas e prazos Normas e prazos

 

Datas e prazos importantes:

 

Inscrição 

A partir de 01/07/2021

Submissão dos resumos

Até 16/07/2021 - prorrogado até 21/07/2021

Revisão e envio para correções

Até 02/08/2021

Reenvio do resumo modificado (quando solicitado)

Até 07/08/2021

Informação sobre o aceite do resumo

Até 09/08/2021

Envio de vídeo-pôster

Até 18/08/2021

Ensaio das apresentações

24/08/2021

Apresentação dos trabalhos

25/08/2021

Certificados*

A partir de 01/09/2021

 

Instruções gerais:

- Alunos de graduação e pós-graduação, pós-doutorandos, professores e pesquisadores podem participar com envio de trabalho como ouvintes;

- Há três categorias de participação:

  1.  Ouvintes: sem envio de trabalhos. É necessário fazer a inscrição para ter acesso ao evento e receber certificado de participação;
  2.  Bolsistas PIBIC/PIBIT: obrigatório envio de resumo para publicação nos Anais do evento, e obrigatória a apresentação oral do trabalho no dia do evento;
  3.  Demais participantes com envio de trabalhos: obrigatório envio de resumo para publicação nos Anais do evento, e obrigatório envio de vídeo-poster para publicação no site do evento. Não será permitida apresentação oral nesta categoria.

- Cada inscrição dá o direito de submeter 1 (um) resumo.

- A participação dos alunos bolsistas de iniciação científica PIBIC e PIBITI do CNPq (ciclo 2020-2021) é obrigatória.

 

Inscrição:

A inscrição será gratuita para todos os participantes e deve ser realizada neste website.

 

Instruções para elaboração dos resumos:

1) Faça seu resumo usando o modelo que já está configurado respeitando as normas descritas abaixo. Resumos fora do formato não serão aceitos.

2) O resumo deve conter uma página e ser escrito em português, com fonte Times New Roman 12 e espaço simples. Utilizar a seguinte configuração de página: Papel A4; margens direita, esquerda, inferior e superior com 2,5 cm, alinhamento à esquerda, tamanho máximo de 1 página. O texto deve ser salvo em arquivo “.doc”. Serão recusados resumos que excederem o tamanho limite aqui especificado.

3) O resumo deve conter a seguinte estrutura: Título, Autores, Afiliações, Texto, Apoio Financeiro, Palavras-chave e Área.

4) Título: o título do resumo deve ser escrito em fonte Times New Roman, tamanho 14, em negrito e centralizado, com somente a letra inicial da primeira palavra do título em maiúscula. Os nomes científicos devem ser escritos em itálico, e os nomes próprios devem ser iniciados com letras maiúsculas. Deve-se deixar o espaço de uma linha após o título.

5) Autores: o nome completo dos autores deve ser escrito em fonte Times New Roman, tamanho 12, normal, e centralizado. Os nomes dos autores, seguido por número sobrescrito para indicar afiliação, devem ser separados por ponto e vírgula (;). O nome do autor que apresentará o trabalho deve aparecer sublinhado. Deve-se deixar o espaço de uma linha após os autores.

6) Afiliações: as instituições de origem, iniciadas pelo número sobrescrito correspondente aos autores, devem ser escritas em linhas separadas, em fonte

Times New Roman, tamanho 10, normal e justificado. Deve-se incluir a qualificação profissional, o nome da instituição, a cidade, o Estado e o endereço eletrônico apenas do autor que apresentará o trabalho. Deve-se deixar o espaço de duas linhas após as afiliações.

7) Texto: o texto do resumo deve ser escrito em parágrafo único, sem recuo no primeiro parágrafo, em fonte Times New Roman, tamanho 12, normal e com alinhamento à esquerda. O texto deve conter introdução, objetivos, metodologia, principais resultados e conclusões, sem que esses subitens sejam destacados no texto. Deve-se pular uma linha após o texto.

O texto não deve conter referências ou citações bibliográficas, figuras, gráficos e tabelas.

8) Apoio financeiro: a sigla da instituição financiadora do trabalho deve ser escrita em fonte Times New Roman, tamanho 12, normal e alinhada à esquerda.

Bolsistas PIBIC e PIBITI deve citar o número do processo, ex.: PIBIC/CNPq (Processo no: 135318/2012-2).

 

Áreas para submissão dos resumos:

1. Ciências Exatas e da Terra;

2. Ciências Biológicas

3. Engenharias

4. Ciências Agrárias

5. Outras: Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Ciências da Saúde; Linguística, Letras e Artes;

 

Envio do resumo:

O resumo deve ser salvo no formato “.doc” e enviado para um dos e-mails abaixo: cppse.jornada@embrapa.br (para vinculados à Embrapa Pecuária Sudeste) ou cnpdia.jornadacientifica@embrapa.br. (para vinculados à Embrapa Instrumentação).

ATENÇÃO: é imprescindível que, juntamente com o resumo, seja enviada, devidamente preenchida, a declaração relativa à  Lei nº 13.123, de 2015, que dispõe sobre o acesso ao patrimônio genético, sobre a proteção e o acesso ao conhecimento tradicional associado e sobre a repartição de benefícios para conservação e uso sustentável da biodiversidade.

O formulário da Declaração está disponível em https://www.embrapa.br/pecuaria-sudeste/jornada2021/modelos

 

Apresentação dos trabalhos:

A comissão organizadora divulgará aos autores as datas e os horários de apresentação dos trabalhos, bem como as orientações para a apresentação.

 

Apresentação oral

Os alunos bolsistas de iniciação científica PIBIC e PIBITI do CNPq apresentarão seus trabalhos oralmente por meio de plataforma virtual, com transmissão via Conferência Web. Cada bolsista terá direito a uma (1) apresentação de até 10 minutos acrescidos de até 5 minutos para perguntas e discussão (tempo máximo total de 15 minutos).

 

Apresentação em vídeo-pôster (NÃO APLICÁVEL PARA BOLSISTAS PIBIC-PIBITI)

Todos os NÃO-BOLSISTAS PIBIC-PIBITI que submeterem resumos devem, obrigatoriamente, submeter uma apresentação em Microsoft PowerPoint, no formato de vídeo (vídeo-poster), com duração de, no máximo, 3 minutos.

1) As instruções para gravação de vídeo no Microsoft PowerPoint estão em https://support.microsoft.com/en-us/office/turn-your-presentation-into-a-video-c140551f-cb37-4818-b5d4-3e30815c3e83

2) O vídeo-poster deverá ser feito em slides padrão do evento. Use o template disponível para download aqui.

3) Os demais slides deverão, de forma clara e atraente, contextualizar a pesquisa, apresentar os objetivos, metodologia, resultados e conclusões. As referências, se houver, devem seguir na última página de sua apresentação.

4) Os vídeo-posteres devem ser salvos em formato mp4. Estes vídeos serão disponibilizados no YouTube para os participantes do evento;

5) Depois de pronto, acesse o Formulário para envio do vídeo-pôster aqui.

 

Melhores trabalhos

As duas melhores apresentações orais e dois melhores vídeos-pôsteres, da Embrapa Instrumentação e da Embrapa Pecuária Sudeste, serão anunciados no final do evento.

 

Certificados

Os certificados de apresentação do trabalho e de participação serão enviados por e-mail ao autor correspondente. Para emissão do certificado de participação será considerada frequência no evento (mínimo de 75%).

 

Anais 

Os anais serão disponibilizados neste sítio eletrônico. Os inscritos serão informados por e-mail.

 

Disposições gerais

Dúvidas e esclarecimentos adicionais deverão ser endereçados ao e-mail

cppse.jornada@embrapa.br

 

Participar como ouvinte Participar como ouvinte

Anais

Download Download

Modelos

Entre Entre

Área do evento