Embrapa Pecuária Sudeste
Evento virtual
XIII Jornada Científica - Embrapa Pecuária Sudeste
Normas e prazos
Datas e prazos importantes:
Inscrição | A partir de 01/07/2021 |
Submissão dos resumos | Até 16/07/2021 - prorrogado até 21/07/2021 |
Revisão e envio para correções | Até 02/08/2021 |
Reenvio do resumo modificado (quando solicitado) | Até 07/08/2021 |
Informação sobre o aceite do resumo | Até 09/08/2021 |
Envio de vídeo-pôster | Até 18/08/2021 |
Ensaio das apresentações | 24/08/2021 |
Apresentação dos trabalhos | 25/08/2021 |
Certificados* | A partir de 01/09/2021 |
Instruções gerais:
- Alunos de graduação e pós-graduação, pós-doutorandos, professores e pesquisadores podem participar com envio de trabalho como ouvintes;
- Há três categorias de participação:
- Ouvintes: sem envio de trabalhos. É necessário fazer a inscrição para ter acesso ao evento e receber certificado de participação;
- Bolsistas PIBIC/PIBIT: obrigatório envio de resumo para publicação nos Anais do evento, e obrigatória a apresentação oral do trabalho no dia do evento;
- Demais participantes com envio de trabalhos: obrigatório envio de resumo para publicação nos Anais do evento, e obrigatório envio de vídeo-poster para publicação no site do evento. Não será permitida apresentação oral nesta categoria.
- Cada inscrição dá o direito de submeter 1 (um) resumo.
- A participação dos alunos bolsistas de iniciação científica PIBIC e PIBITI do CNPq (ciclo 2020-2021) é obrigatória.
Inscrição:
A inscrição será gratuita para todos os participantes e deve ser realizada neste website.
Instruções para elaboração dos resumos:
1) Faça seu resumo usando o modelo que já está configurado respeitando as normas descritas abaixo. Resumos fora do formato não serão aceitos.
2) O resumo deve conter uma página e ser escrito em português, com fonte Times New Roman 12 e espaço simples. Utilizar a seguinte configuração de página: Papel A4; margens direita, esquerda, inferior e superior com 2,5 cm, alinhamento à esquerda, tamanho máximo de 1 página. O texto deve ser salvo em arquivo “.doc”. Serão recusados resumos que excederem o tamanho limite aqui especificado.
3) O resumo deve conter a seguinte estrutura: Título, Autores, Afiliações, Texto, Apoio Financeiro, Palavras-chave e Área.
4) Título: o título do resumo deve ser escrito em fonte Times New Roman, tamanho 14, em negrito e centralizado, com somente a letra inicial da primeira palavra do título em maiúscula. Os nomes científicos devem ser escritos em itálico, e os nomes próprios devem ser iniciados com letras maiúsculas. Deve-se deixar o espaço de uma linha após o título.
5) Autores: o nome completo dos autores deve ser escrito em fonte Times New Roman, tamanho 12, normal, e centralizado. Os nomes dos autores, seguido por número sobrescrito para indicar afiliação, devem ser separados por ponto e vírgula (;). O nome do autor que apresentará o trabalho deve aparecer sublinhado. Deve-se deixar o espaço de uma linha após os autores.
6) Afiliações: as instituições de origem, iniciadas pelo número sobrescrito correspondente aos autores, devem ser escritas em linhas separadas, em fonte
Times New Roman, tamanho 10, normal e justificado. Deve-se incluir a qualificação profissional, o nome da instituição, a cidade, o Estado e o endereço eletrônico apenas do autor que apresentará o trabalho. Deve-se deixar o espaço de duas linhas após as afiliações.
7) Texto: o texto do resumo deve ser escrito em parágrafo único, sem recuo no primeiro parágrafo, em fonte Times New Roman, tamanho 12, normal e com alinhamento à esquerda. O texto deve conter introdução, objetivos, metodologia, principais resultados e conclusões, sem que esses subitens sejam destacados no texto. Deve-se pular uma linha após o texto.
O texto não deve conter referências ou citações bibliográficas, figuras, gráficos e tabelas.
8) Apoio financeiro: a sigla da instituição financiadora do trabalho deve ser escrita em fonte Times New Roman, tamanho 12, normal e alinhada à esquerda.
Bolsistas PIBIC e PIBITI deve citar o número do processo, ex.: PIBIC/CNPq (Processo no: 135318/2012-2).
Áreas para submissão dos resumos:
1. Ciências Exatas e da Terra;
2. Ciências Biológicas
3. Engenharias
4. Ciências Agrárias
5. Outras: Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Ciências da Saúde; Linguística, Letras e Artes;
Envio do resumo:
O resumo deve ser salvo no formato “.doc” e enviado para um dos e-mails abaixo: cppse.jornada@embrapa.br (para vinculados à Embrapa Pecuária Sudeste) ou cnpdia.jornadacientifica@embrapa.br. (para vinculados à Embrapa Instrumentação).
ATENÇÃO: é imprescindível que, juntamente com o resumo, seja enviada, devidamente preenchida, a declaração relativa à Lei nº 13.123, de 2015, que dispõe sobre o acesso ao patrimônio genético, sobre a proteção e o acesso ao conhecimento tradicional associado e sobre a repartição de benefícios para conservação e uso sustentável da biodiversidade.
O formulário da Declaração está disponível em https://www.embrapa.br/pecuaria-sudeste/jornada2021/modelos
Apresentação dos trabalhos:
A comissão organizadora divulgará aos autores as datas e os horários de apresentação dos trabalhos, bem como as orientações para a apresentação.
Apresentação oral
Os alunos bolsistas de iniciação científica PIBIC e PIBITI do CNPq apresentarão seus trabalhos oralmente por meio de plataforma virtual, com transmissão via Conferência Web. Cada bolsista terá direito a uma (1) apresentação de até 10 minutos acrescidos de até 5 minutos para perguntas e discussão (tempo máximo total de 15 minutos).
Apresentação em vídeo-pôster (NÃO APLICÁVEL PARA BOLSISTAS PIBIC-PIBITI)
Todos os NÃO-BOLSISTAS PIBIC-PIBITI que submeterem resumos devem, obrigatoriamente, submeter uma apresentação em Microsoft PowerPoint, no formato de vídeo (vídeo-poster), com duração de, no máximo, 3 minutos.
1) As instruções para gravação de vídeo no Microsoft PowerPoint estão em https://support.microsoft.com/en-us/office/turn-your-presentation-into-a-video-c140551f-cb37-4818-b5d4-3e30815c3e83
2) O vídeo-poster deverá ser feito em slides padrão do evento. Use o template disponível para download aqui.
3) Os demais slides deverão, de forma clara e atraente, contextualizar a pesquisa, apresentar os objetivos, metodologia, resultados e conclusões. As referências, se houver, devem seguir na última página de sua apresentação.
4) Os vídeo-posteres devem ser salvos em formato mp4. Estes vídeos serão disponibilizados no YouTube para os participantes do evento;
5) Depois de pronto, acesse o Formulário para envio do vídeo-pôster aqui.
Melhores trabalhos
As duas melhores apresentações orais e dois melhores vídeos-pôsteres, da Embrapa Instrumentação e da Embrapa Pecuária Sudeste, serão anunciados no final do evento.
Certificados
Os certificados de apresentação do trabalho e de participação serão enviados por e-mail ao autor correspondente. Para emissão do certificado de participação será considerada frequência no evento (mínimo de 75%).
Anais
Os anais serão disponibilizados neste sítio eletrônico. Os inscritos serão informados por e-mail.
Disposições gerais
Dúvidas e esclarecimentos adicionais deverão ser endereçados ao e-mail
cppse.jornada@embrapa.br