Especialistas discutem tendências para o turismo gastronômico
Especialistas discutem tendências para o turismo gastronômico
Foto: Aluísio Goulart
Objetivo é impulsionar o turismo no Brasil, valorizando a vocação do País como destino de excelência em gastronomia
As principais tendências para o desenvolvimento do turismo gastronômico serão discutidas durante o I Seminário Internacional de Turismo Gastronômico, que ocorre em Paraty (RJ), de 27 a 29 de março. Promovido pelo Ministério do Turismo (MTur) e pelo Instituto Federal de Brasília (IFB), o evento tem como objetivo gerar um espaço de debate técnico-científico, além de apresentar ações e estratégicas para impulsionar o segmento no País e torná-lo referência mundial.
O seminário será realizado de forma híbrida e contará com a participação de especialistas nacionais e internacionais reunidos em Paraty. A cidade integra, desde 2017, a Rede de Cidades Criativas da Unesco na categoria gastronomia e é reconhecida pelos saberes, fazeres e riquezas naturais e culturais. A abertura ocorrerá na Casa da Cultura de Paraty, em 27 de março, com transmissão ao vivo pelos canais do Ministério do Turismo nas redes sociais e pelo YouTube do IFB.
O MTur busca impulsionar o turismo no Brasil, valorizando a vocação do País como destino de excelência em gastronomia. Por isso, o seminário é voltado tanto para quem atua no setor de turismo, é especialista ou gestor, chef de cozinha, como para aqueles que simplesmente têm interesse no tema. O evento também vai contribuir para o planejamento das ações do Programa Nacional de Turismo Gastronômico, coordenado pelo MTur em parceria com o IFB, além de fortalecer a rede de especialistas nesse tema.
A comissão organizadora pretende sensibilizar gestores, empreendedores, pesquisadores, profissionais e estudantes quanto ao potencial do turismo gastronômico para ampliar o fluxo de turistas. Além disso, com o Programa Nacional espera-se produzir impactos ao longo de toda a cadeia produtiva da gastronomia e do turismo, promovendo inclusão sustentável e valorização da cultura, da sociobiodiversidade, do patrimônio agroalimentar e das identidades territoriais.
Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), a gastronomia é o terceiro maior impulsionador de viagens no planeta. O relatório de impacto econômico de 2020 do World Travel & Tourism Council apontou que o turismo é responsável por um em cada dez empregos no mundo e por cerca de 10,3% do PIB global, desempenhando papel relevante nos países em desenvolvimento, como gerador de riqueza e inclusão social. Dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) indicam que o segmento movimenta cerca de R$ 250 bilhões por ano no País.
Programação
A Embrapa Alimentos e Territórios (Maceió, AL) integra o comitê técnico-científico do seminário. O chefe-geral da Unidade, João Flávio Veloso, participa do painel Como se antecipar às tendências e trilhar a próxima década do turismo gastronômico no Brasil, que contará com presença da diretora de Inteligência de Mercado e Competitividade da OMT, Sandra Carvao, da coordenadora de Turismo do Sebrae Nacional, Ana Clévia Guerreiro e mediação do professor da Universidade de Brasília (UnB) Elimar Pinheiro.
Nova gastronomia brasileira e turismo: conectando patrimônio, biodiversidade e pessoas é o tema da mesa-redonda que será mediada pelo supervisor de Inovação e Tecnologia da Embrapa Alimentos e Territórios, Aluísio Goulart. Participam desse debate o jornalista especializado em gastronomia e escritor Rafael Tonon, a embaixadora de Turismo e Hospitalidade da Ânima Educação e presidente do Brasil para o The World’s 50 Best Restaurants e Latin America’s 50 Best Restaurants, Rosa Moraes, e o chef-proprietário do restaurante A Casa do Saulo, Saulo Jennings.
A programação inclui mesas-redondas, painéis e casos de sucesso. Os temas são Programa Nacional de Turismo Gastronômico: proposta de governança e próximos passos; Experiências do Brasil Rural; As novas experiências do comer e viajar; Como a educação e a pesquisa mudaram a perspectiva sobre a gastronomia e suas interfaces com o turismo; A Gastronomia como identidade para o turismo gastronômico no Brasil: experiências das Cidades Criativas da Gastronomia; Festivais Gastronômicos: criando experiências sustentáveis e inclusivas; Prato Firmeza: o guia gastronômico das quebradas de São Paulo; Yes, nós temos trufas!; e Sabores da Mata Atlântica: PANC(s) e cogumelos da floresta.
Com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Nadir Rodrigues (MTb/SP 26.948)
Embrapa Alimentos e Territórios
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Mais informações sobre o tema
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