21/03/23 |   Segurança alimentar, nutrição e saúde

Artigo - Alimentos e territórios

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Foto: Arte de Luciana Fernandes

Arte de Luciana Fernandes - Criada em 2018, a Embrapa Alimentos e Territórios é dedicada à pesquisa e inovação em produtos típicos, nichos de mercado e vocações gastronômicas territoriais

Criada em 2018, a Embrapa Alimentos e Territórios é dedicada à pesquisa e inovação em produtos típicos, nichos de mercado e vocações gastronômicas territoriais

O conceito de território difere dos conceitos de regiões e municípios por não se basear em divisões geográficas rígidas ou aspectos políticos e administrativos formais. Em vez disso, territórios podem ser definidos como espaços geográficos dotados de determinados atributos e funcionalidades relacionados a potencial econômico e ambiental, estrutura social, cultura, tradições etc.
 
A noção de territórios alimentares, por exemplo, nos ajuda a compreender como as condições geográficas, climáticas, ecológicas, demográficas e culturais influenciam a diversidade, a produção e o consumo de alimentos. No caso brasileiro, os hábitos alimentares e a gastronomia são resultado de processos históricos que estão em mudança e evolução há séculos, resultado da interação entre a cultura indígena original e culturas introduzidas pelos imigrantes ao longo da história. 
 
Esta dinâmica resulta na enorme diversidade culinária, que é uma riqueza cultural e parte fundamental de nossa identidade, além de oportunidade para valorização da agricultura local e para geração de riquezas e inclusão. A relação da sociedade com o alimento está em constante mudança, com consumidores interessados não apenas em energia e nutrientes, mas também na alimentação como experiência, com a busca de novos sabores, aromas, texturas e sensações. 
 
O fato é que a riqueza gastronômica e as tradições culinárias são cada vez mais atraentes para o mundo dos negócios, em especial para o turismo de experiências autênticas e conexão com culturas locais.  Por isso, ampliar o conhecimento sobre os territórios alimentares do Brasil pode ser uma oportunidade para fomentar economias locais, criar negócios e empregos, além de preservar tradições, costumes e paisagens rurais. 
 
Um exemplo de sucesso é o Vale dos Vinhedos, baseado no legado histórico e culinário dos imigrantes italianos que chegaram à Serra Gaúcha no século XIX. Nesse território, a combinação entre agricultura, tradição e turismo estimula a economia regional, favorecida pela hospitalidade dos moradores, belas paisagens rurais, vinícolas, gastronomia típica e infraestrutura turística de qualidade.
 
Exemplo que bem ilustra o potencial do Brasil, com sua diversidade de territórios dotados de atrativos naturais encantadores, e verdadeiro “fervedouro cultural” que fascina o mundo com sua música, folclore e festividades populares.  O País tem, portanto, todos os atributos para se tornar destino turístico de destaque, respondendo a consumidores ávidos por belezas naturais, aromas típicos, por experiências sensoriais únicas e memoráveis, pela autenticidade dos produtores artesanais e das práticas e hábitos tradicionais.
 
Atenta a esta realidade, a Embrapa criou em 2018 a Embrapa Alimentos e Territórios, uma unidade de pesquisa dedicada à pesquisa e inovação em produtos típicos, nichos de mercado e vocações gastronômicas territoriais. Localizada em Maceió, AL, esta unidade tem a missão de combinar inovação agropecuária com saúde, gastronomia e a indústria do turismo para promover inclusão social, produtiva e econômica a partir da riqueza natural e cultural do País.
 
Publicado na Revista Globo Rural, edição de março 2023

Maurício Antônio Lopes - pesquisador da Embrapa Agroenergia
Embrapa Alimentos e Territórios

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